Natal e Adoração

Action figures of the birth of Jesus Christ

Meditação de Hans Urs von Balthasar em 1977.

Quem foi von Balthasar?

Hans Urs von Balthasar (Lucerna, 12 de agosto de 1905 — Basileia, 26 de junho de 1988) foi um sacerdote, teólogo e escritor suíço. É considerado um dos mais importantes teólogos do século XX.
Von Balthasar foi jesuíta até 1950. Nesse ano deixou a Companhia de Jesus, como consequência do desempenho da sua missão, ao se ter tornado em Basileia amigo e confessor de Adrienne von Speyr, uma viúva convertida ao catolicismo.

Ela era uma médica protestante convertida ao catolicismo em 1940 que viuvou duas vezes, tinha problemas de saúde crônicos e, através de suas experiências místicas, teria um grande impacto no pensamento posterior de Balthasar.
A maior parte dos escritos de Balthasar foram traduzidos para o italiano, e a revista que ele fundou conjuntamente com Henri de Lubac, Karl Lehmann, e Joseph Ratzinger, Communio, atualmente aparece em doze línguas.
É o teólogo que defendia a teologia de joelhos, onde o pensamento teológico tem de estar ligado à oração e à adoração.

Natal e Adoração [texto integral]

Dos três Magos que visitam o Menino e sua mãe, é dito que «eles se prostraram e adoraram-no» (Mt ​​2,11). O mesmo se pode dizer certamente dos pastores, e não existe representação do presépio que não nos mostre o seu gesto de veneração: porque eles sabem, pelas palavras do anjo, que esta criança é o Salvador, o Messias, o Senhor.

E quantas imagens antigas também nos mostram Maria em adoração silenciosa diante do Menino, deitado no chão. O Natal é uma época em que são oferecidas oportunidades completamente novas para a adoração de Deus como o Antigo Testamento sempre conheceu, por exemplo nos Salmos, e assim também uma forma completamente nova: nos é permitido e solicitado adorar a Deus neste pequeno menino que ele nos enviou. 

Isso desperta tanto espanto que também nos obriga a refletir de um modo novo sobre o ato de adoração – um ato que em nosso tempo secularizado se tornou em grande parte estranho para nós.

Se ainda temos um relacionamento pessoal com Deus, oramos principalmente para lhe pedir algo, e isso é certo; mas raramente lhe agradecemos – dos dez leprosos curados por Jesus, afinal, apenas um volta para agradecer -, ou fazemos um ato de remissão ao eterno conselho divino na sua incompreensibilidade, se, por exemplo, um sofrimento nos atinge, e isso também é certo. Mas não é a mesma coisa: resignar-se, contentar-se com o próprio destino, ainda não é adorar.

O que é então adoração?

Deus é único e irrepetível, e infinitamente misterioso. Assim também o ato pelo qual o reconhecemos como Deus, como nosso Deus, com todo o nosso ser, é único e, portanto, não é fácil de definir: no entanto, tentemos. É reconhecer que Deus só existe para si mesmo, enquanto toda realidade criada só existe em virtude de sua vontade e ação onipotente e, portanto, não têm suas raízes em si mesma, mas n’Ele, o único Incondicionado, Absoluto. E, portanto, reconhecer que Deus é a verdade pura e simples, aquela Verdade na qual toda a verdade é verdadeira e, consequentemente, sempre certa, seja o que for que ele faça ou permita; que é a maior loucura discutir com Deus, como se alguém pudesse convencê-lo de um erro ou injustiça, e que l’homme révolté destrói sua própria natureza. Reconheçamos então que Deus é o bem puro e simples, aquele Bem em que todo bem é bom e, portanto, não só é sempre justo, mas é também, por seu ser e por sua disposição, sempre digno de ser amado sem condição, com o respeito e o abandono de todo o nosso coração. 

Como e onde posso adorar a Deus?

Tenho um costume de rezar quando estou sozinho no carro e esses dias tem sido assim, então já faço minha oração pessoal, adoro a Deus 

Reconheçamos então que Deus é puramente e simplesmente belo, aquela Beleza em que toda beleza é bela e que, portanto, não podemos deixar de concordar com ele com entusiasmo e servi-lo em júbilo, como o Salmista o aclama na exultação do espírito e como Paulo exige do cristão: «Cantem hinos de louvor a Deus, cheios de gratidão em vossos corações» (cf. Col 3,16; Ef 5,19).

Como verdade absoluta, Deus é segundo a Escritura «a nossa rocha» que não pode vacilar (cf. Dt 32,4; Sal 17,3; 30,4; 143,2); como bondade, ele é o nosso «pastor», a «asa sob a qual nos refugiamos» [cf. Sal 22; Sal 60,5; 62,8; 90,4]; como beleza, ele é o Senhor da «glória» [Herrlichkeit, δόξα; cf. Sal 28,3; 18,2], é a nossa plena bem-aventurança e o encantamento que nos cativa.

Tudo isso já encontramos no Antigo Testamento: o coração do piedoso israelita já se abandona nas mãos de Deus, volta a ele com gratidão e confiança, numa reverência tão profunda como o abismo, que no entanto não conhece o medo.

Faça assim, porque Deus também é assim!

Se Deus, então, é uma criança, com isto nos diz: em toda a minha onipotência, que verdadeiramente sou e possuo, sou ao mesmo tempo pobre e humilde e cheio de confiança como esta criança – aliás, não só «como»: Eu realmente sou essa criança.

E quando depois Jesus ensinar, ele falará do dever de se colocar em último lugar, de servir, de dar a vida pelos irmãos: mas não se trata de um ensinamento moral para os homens, mas algo que ele mesmo faz, e ele é, e portanto de uma manifestação do coração de Deus, o seu Pai.

E de novo – tremendo! -, se Jesus sofre pelos pecadores, e carregando o peso do pecado, ele não ouve mais o Pai, e clama como aquele que foi abandonado, sedento de Deus: novamente, Deus também é!

«Tanto Deus amou o mundo», diz o evangelho, «para dar e expor por isso seu único filho» (Jo 3,16), até tocar o ponto – um momento fora do tempo – de abandono da parte de Deus. E se Jesus se distribui como comida e bebida: Deus também é!

Na verdade, é o Pai que nos oferece a Palavra e a carne de Deus – esta Palavra e carne manchada de sangue, que os homens rasgaram e dilaceraram – para nos tornar participantes de sua vida eterna. E se o coração de Jesus é perfurado e, esvaziado, torna-se uma cavidade na qual você pode colocar o dedo (cf. Jo 19,34; 20,27), e homem todo inteiro – «nas Tuas chagas escondei-me» (cf. oração Anima Christi): Deus também é! Uma ferida que atinge o fundo do coração e na qual encontramos cura.

A simplicidade do mistério do Natal

Dizer tais coisas não é exaltação, mas uma reflexão cristã com toda a simplicidade sobre o mistério do Natal. O Verbo de Deus se fez carne: carne que suga o ventre materno, que então terá que percorrer seu caminho em meio às dificuldades da vida, que terá que sofrer atrozmente e morrer, e que, no entanto, em todas as condições em que se encontra é Palavra de Deus e nos fala da essência de Deus, de sua verdade, bondade e beleza.

Adoramos a carne, então? Não: só a Deus que adoramos, Deus, a única coisa que certamente não somos, Deus, o «totalmente Outro» , aquele que é por si mesmo, o Todo-poderoso: mas que gostou de nos mostrar que é onipotente o suficiente para ser capaz de ser até mesmo indefeso.

Bem-aventurado o suficiente para até mesmo sofrer; glorioso o suficiente para ser colocado até mesmo no lugar mais baixo de sua criação. E Deus não age «como se»: como se fosse humilde, criança e pobre. Em vez disso, este é precisamente o seu mistério: a sua riqueza consiste num amor eterno que se esbanjar sem reter nada, e seu poder consiste na possibilidade de dar poder e liberdade por sua vez a outros seres, que ele não quer dominar com seu poder – ou com qualquer outro poder que não seja a impotência de sua cruz. 

Deus conhece os sentimentos do coração de um filho

E como poderíamos pensar que Deus não conhece em seu coração, aquele que criou os filhos, o sentimento do coração de um filho?

E aqui podemos nos perguntar: existe um deus mais misterioso e inconcebível do que o Deus dos cristãos, justamente porque ele é um Deus não só distante, mas próximo, um Deus que não tem necessidade de buscar acima das nuvens e adorar de uma distância insuperável, mas antes que nos diga respeito como homem, mesmo sendo homem – e com tudo isso não deixa de ser verdadeiramente Deus, o «totalmente Outro», o Eterno, o Imortal e o Onipotente?

Com o mistério do Natal, esse Deus não perdeu nada de sua indefinição, pelo contrário, Ele se tornou muito mais evasivo. Só agora começamos a entender até que ponto realmente alcança a onipotência divina: o poder de ser até mesmo uma criança indefesa. E não podemos desviar o olhar desse Deus, sob o pretexto de que aqui «já não entendemos nada» (afinal Deus é mesmo Deus, ou apenas um homem?).

Com efeito, somos continuamente enviados de volta, queiramos ou não, à sua presença entre nós: uma presença que desde o nascimento de Jesus permanece aos olhos de todos. Por mais que viremos e reviremos, a figura de Jesus sempre aparece diante de nós. Podemos nos tornar marxistas ou podemos nos tornar budistas: não escapamos d’Ele.

Desde o primeiro Natal, a história do mundo tornou-se outra. A partir de agora, só é possível um sim ou um não a este Deus que em Cristo se tornou concreto. Ser verdadeiramente ateu só é possível agora. E a possibilidade de uma adoração mais profunda do que a cristã – se esta for autêntica – fica doravante excluída.

Os Magos, os pastores e Maria

Os Magos, os pastores e Maria: todos eles adoram o menino, como mais tarde os discípulos, ao chegar à fé, adorarão o homem Jesus, porque reconhecem que ele é a Palavra pessoal, a expressão, a «explicação» de Deus. Não existe aspecto de Jesus Cristo que não diga: assim é Deus, assim é o meu e vosso Pai celestial, assim é o nosso Espírito eterno. Eu estou mostrando a você para que você saiba, e para que você também procure orientar sua vida na mesma direção: «Sê perfeito, como é perfeito o vosso Pai celeste, que faz nascer o seu sol sobre os bons e os maus» (Mt 5,48).

No Verbo Encarnado, portanto, podemos adorar a Deus de um modo novo e cristão, visto que este Verbo não se limita a indicar Deus de longe, mas é ele mesmo palavra divina, vinda da boca e do coração de Deus. «O Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus», e este «Verbo se fez carne» e «explicou» aquele Deus que ninguém jamais viu (cf. Jo 1,1.14.18).

Mas e quanto ao resto do mundo? Dos homens ao nosso redor, de todas as nossas ocupações? Tudo isso não é de modo algum Deus e, portanto, não é de forma alguma digno de adoração. Não existe alguma verdade no clichê de que nas profundezas do homem existe algo de divino?

Como cristãos, responderemos: sim, todo homem tem algo de divino; porém, não por causa de sua natureza, na medida em que é criado, mas por causa da graça de Deus, em que todos os homens são destinados e escolhidos e chamados a ser filhos do Pai e irmãos de Jesus e portadores do Espírito Santo de Deus.

Muitos, provavelmente a maioria, sabem pouco ou nada sobre esta vocação e vivem o tempo que passa como se nada houvesse de eterno. E assim também, quando encontram outro homem, não vêem nada de transcendente. Vêem seu rosto, seus modos, seus traços agradáveis ​​e desagradáveis, gostam disso e aquilo os irrita. Não vêem que ele está em Cristo um filho do Pai, que o ama porque Cristo se fez fiador por ele e o fez seu irmão; ou, se preferir, um filho a quem o Pai, por sua vez, amou tanto que deu seu Filho Jesus Cristo por ele. Pagando, portanto, diz Paulo, um alto preço por este seu amor  (cf. 1 Cor 6,20; 7,23).

Em homens como eles, os homens geralmente não veem nada além de um semelhante, um exemplo aleatório entre milhões de outros, cunhado na mesma moeda: uma moeda pequena. Há alguns que têm tido mais sucesso: têm maior poder aquisitivo, ou maior valor para o cobrador, do que os outros, a maioria. A sociologia e a psicologia que estão na moda hoje partem sempre do pressuposto de que «um homem é um homem», que basicamente todos são substituíveis por todos os demais, porque no final são todos feitos de acordo com o mesmo modelo, cozidos no mesmo molde, moldados no mesmo torno…

Só o cristão tem a possibilidade de perceber em cada homem que vem ao seu encontro algo único: um ser que Deus não conhece sumariamente, como se fosse um exemplo aleatório, e que Deus ama em sua singularidade irrepetível e insubstituível. Essa possibilidade é dada apenas a partir de Jesus Cristo. A voz do Céu ressoou sobre ele: «Tu és meu filho amado, em quem está o meu bem-querer» (Mc 1,11; Lc 3,22). Você e mais ninguém; você, que com ninguém mais pode ser igualado ou trocado. Mas em ti Jesus todos esses homens, em cujo nome você entrega sua vida, tornaram-se queridos para mim, cada um deles em você adquiriu algo de sua singularidade.

Conformados à imagem de seu Filho

Somos todos, diz o Apóstolo, «conformados à imagem de seu Filho», que por isso se tornou «o primogênito entre muitos irmãos» (Rm 8,29). E no pensamento eterno de Deus, nunca fomos senão esses amados filhos e filhas, «eleitos em Jesus Cristo antes da fundação do mundo para serem santos diante dele» (Ef 1,4).

Se isso for verdade – e de fato é -, então o que o cristão vê em seu semelhante? Não é um espécime de humanidade problemática, barata e supremamente imperfeita. Antes, apesar de todas as suas falhas, uma peça única e irrepetível que Deus ama pessoalmente com um amor igualmente único, não importa quão suja ou enterrada a imagem de Deus possa estar nele. Mas o amor que ama este homem é digno de ser adorado. Não dizemos – seria ridículo – que os homens devam-se adorar; queremos dizer apenas uma coisa séria e carregada de consequências: cada um pode e deve-se tornar uma oportunidade para o outro adorar o amor de Deus por nós, por cada indivíduo como Deus o vê.

Assim, por um lado, não existe necessidade de erguer qualquer parede divisória entre os momentos que reservamos para a oração e (se espera) para a adoração a Deus, por outro, a vida cotidiana, em que temos que pensar sobre assuntos completamente diferentes. Claro, se em nossos dias não reservamos um momento livre para dirigir os nossos pensamentos expressa e diretamente a Deus, nos lembrando de seu amor eterno por cada um de nós, nada desse tipo virá à mente quando nos encontrarmos com os outros na confusão da vida cotidiana.

Mas, uma vez que, meditando sobre o mistério do Natal, penetramos para encontrar o amor de Deus, esse amor que merece nossa adoração, não existe mais razão para deixarmos esta atitude de adoração durante o nosso dia: pois não só estamos constantemente cercados por este mistério, mas todo encontro com qualquer homem o coloca de volta diante de nossos olhos.

Existe um maravilhoso hino antigo em latim para a adoração do Santíssimo Sacramento, que uma vez se encontrava em todos os livros de orações; seu primeiro verso soa assim:

Adoro te devote, latens Deitas quae sub his figuris vere latitas tibi se cor meum totum subjicit quia te contemplans totum deficit.

Poderíamos traduzir essas palavras assim: «Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida, que verdadeiramente oculta-se sob estas figuras: a vós, meu coração submete-se todo por inteiro, porque, vos contemplando, tudo desfalece.

As figuras do mundo

Bem, parece-me que a expressão «estas figuras» pode ser lida como referindo-se não apenas aos tipos de pão e vinho em que a divindade está escondida, mas também a todas as figuras do mundo: em primeiro lugar, as dos homens, depois também os outros, que são criados para o homem e fazem parte de sua casa terrena. Quem é capaz de ver o mundo com esta atitude e, graças a este olhar, é capaz de resistir à prova do mundo, de um homem como este, dir-se-á que anda na presença de Deus.

Muitos são da opinião de que, para chegar a esse ponto, é necessário um longo preparo, um exercício diligente de técnicas de meditação. Eu não acredito nisso. Basta recordarmos com simplicidade a nossa fé, que no Natal recebe o seu penhor visível: «Deus amou tanto o mundo», e cada um de nós individualmente, «dar seu único filho por isso» (Jo 3,16) e para cada um de nós. Este Filho todo-dado está diante de nossos olhos. Aqui no Natal, aqui na cruz, aqui no dia de Páscoa; aqui, todos os dias santos do ano da Igreja.

Não podemos terminar nossa contemplação do Natal sem um pensamento final. O Filho não foi forçado pelo Pai a encarnar assim – a fazer-se este filho que está diante de nós: ele é de fato o mesmo e único Deus com o Pai, perfeitamente livre e soberano quanto o Pai e o Espírito Santo são. Ele, o Filho, ofereceu-se desde a eternidade, na liberdade divina, para atuar como fiador da criação do Pai; e é com base nessa oferta que o Deus trino foi capaz de ousar criar um mundo tal como ele se tornou de fato, e até mesmo dizê-lo «muito bom» (Gen 1,31).

O Filho, na cruz, fará um único feixe de todas as indescritíveis dores do mundo e o assumirá, apresentando ao Pai a demonstração de que em meio ao abandono de Deus ainda se pode amar e adorar a Deus acima de tudo.

Mas o que acontece nesse ínterim no coração do Pai?

A oferta de si mesmo do Filho não o tocou desde a eternidade e o perfurou até o íntimo?

Não deve ter permanecido ab aeterno cheio de espanto de que tal pensamento pudesse ter surgido do abismo da liberdade divina?

Claro, tudo isso é dito em palavras muito humanas – mas como devemos expressar de outra forma, se queremos permanecer fiéis à ideia da oposição das pessoas ou hipóstases divinas na única divindade?

E se agora, na Noite Santa, o trabalho está feito, e o Pai vê seu Filho deitado diante dele, uma criança, e já marcado pela hora das trevas que virão: não é esta maravilha do Pai, designado como uma forma muito elevada de adoração?

E como poderia o Pai não adorar o milagre do amor divino do Filho, assim como o Filho na sua vida terrena adorou constantemente o Pai e a Sua vontade que é una com o seu amor?

«O Teu nome seja glorificado, o Teu reino se mostre, a Tua vontade seja feita na terra como é feita no céu» (Mt 6,9-10): esta é certamente uma oração de adoração. E como poderia o Espírito Santo, que é a expressão e testemunha do amor mútuo do Pai e do Filho, não adorar por sua vez esta eterna adoração mútua?

Na profundidade insondável de sua essência, Deus é um milagre. O é por si mesmo no mistério de sua tripessoalidade. Deus nunca se acostuma com Deus. Tudo nele é um acontecimento eternamente presente: a geração do Filho do Pai e a procissão do Espírito Santo, chama que irrompe da penetração sempre nova do amor do Pai e do Filho. E tudo isso é aos olhos do próprio Deus digno de adoração.

Não podemos, portanto, pensar que adorar a Deus significa cumprir um dever problemático. Com a adoração, só entramos na verdade, na bondade e na beleza do próprio Deus; e nada fazemos senão cumprir a lei da verdade, da bondade e da beleza da nossa própria existência: uma vez que Deus «não está longe de cada um de nós; nele vivemos, nos movemos e somos… porque somos de sua linhagem» (At 17,27-28).

Related Articles

A jornada litúrgica do Advento através dos Salmos

Explore a riqueza dos Salmos no contexto do Advento neste artigo aprofundado. Descubra como os Salmos Mariológicos e Messiânicos iluminam a jornada espiritual do Advento, refletindo sobre a encarnação de Cristo, a promessa messiânica e a interseção da liturgia com a espiritualidade. Uma leitura essencial para aprofundar sua compreensão e vivência deste tempo sagrado de espera e esperança.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?