Os ícones Marianos milagrosos na Ucrânia

Os ícones Marianos milagrosos na Ucrânia

O primeiro ícone milagroso remonta ao século X na igreja da Assunção, chamada “Desiatynna”. 

Um segundo ícone da Virgem Maria é o chamado “Orante”, que se encontra na igreja de Santa Sofia em Kiev, localizada na abside do “Sancta Sanctorum”, razão pela qual a parede é chamada de “Nerusyma” (indestrutível) (séc. XI). 

Outro ícone da Virgem Maria chamava-se “Odigytria”, ou seja, aquela que indica o caminho, no sentido espiritual Maria é a guia do povo cristão para Deus. A tradição conta que foi pintado pelo evangelista São Lucas. Foi doado pela Imperatriz Anna para San Vladimir. Em 1111 foi trazido para Smolensk. Este ícone representa a Virgem com o Menino Jesus nos braços com o olhar voltado para quem a contempla. Tem um caráter majestoso, enfatizando particularmente a divindade do Menino. 

O famoso ícone da “Pyrohosca” foi tradicionalmente atribuído ao evangelista São Lucas. Em 1131 foi trazido de Constantinopla para Kiev por um mercador chamado Pyrohoscca. O príncipe Mstyslav construiu uma igreja em Vyshorod, a residência dos príncipes, onde estava localizada. Em 1155 o príncipe André Boholubskyj, depois de ter conquistado a cidade de Kiev, levou consigo este ícone e trouxe-o para a cidade de Vladimir, onde permaneceu até 1395; em 1514 foi levado para Moscou, onde atualmente está localizado na Galeria Troitzka. Lorde Robert Byron, depois de a ter contemplado no ano de 1933, escreveu: Esta é uma das raras pinturas, onde a fórmula religiosa se tornou o instrumento da manifestação dos sentimentos humanos, o que só é possível para uma grande arte: A mãe acaricia seu filho, suas bochechas se tocam, os dedinhos do bebê acariciam seu pescoço… Nesses olhos negros e na boquinha triste vivem eternas tristezas e alegrias, todo o destino do homem. Tal imagem só pode encher os olhos de lágrimas e a alma de paz. Não conheço outro ícone, que fosse do mesmo nível artístico.

O ícone milagroso chamado “Svinska” foi pintado pelo monge Alypij no Pecerska Lavra. A partir desta imagem, o príncipe romano Bryanskyj obteve a graça de recuperar a visão. Agora está localizado em Rostov. Este ícone também foi chamado Ihor Ohelovyc, porque antes de morrer (19/09/1146) ele rezou diante dele. A característica deste ícone está na posição da Mãe e do Filho numa profusão de ternura. É por isso que é chamado de “Umelenja” (o Enternecimento). A imagem da Virgem é representada com o Filho – em seu braço direito com um rosto pensativo; o Filho estende os braços para o pescoço da mãe e encosta o rosto no da mãe.

O ícone milagroso de Polock também é chamado de “Eufrosina”. Foi trazido de Éfeso (século XII), uma cópia das do evangelista San Luca, para o mosteiro feminino, fundado por Eufrosinia. Em 1260 o príncipe da Galizia, Daniel a levou para Lviv, onde permaneceu no mosteiro de Basilian e depois foi levada para Belz e em 1382 ela se encontrou em Czestochowa. 

No mosteiro de Nyzhorod há um ícone milagroso trazido por volta de 1092 por Quersonese, pintado pelo monge Simeão. 

Outro ícone reverenciado pelo povo ucraniano, chamado “Zarvanyclca”, remonta ao século XII. A igreja onde o ícone de yenne foi mantido, foi destruída pelo fogo, mas o ícone permaneceu ileso. 

A tradição popular venera os ícones “Zydacivska” (século XV), “Blacherna”, “Stradecka” (século XIII).

Não faltam santuários, onde aparece a Virgem Maria, como em Kolomyj, cuja igreja foi destruída pelos tártaros. Uma segunda aparição é indicada em Pocaiv, onde Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em 17 de abril de 1198 e uma segunda vez em 1260. Pocaiv é o centro mariano de peregrinações contínuas tanto dos ortodoxos quanto dos católicos ucranianos.

Maria como figura moral do povo

Para compreender a influência que Maria exerceu sobre o povo ucraniano, é necessário conectar o conceito teológico de sua maternidade em função da Igreja de Cristo. Maria cumpre a função de participação materna na Igreja, como fez com seu Filho quando criança. Os homens diante de Deus se sentem como filhos e, portanto, precisam da Mãe que intercede por eles, os escuta e os ajuda. Por isso os príncipes, o clero, os monges e o povo simples recorreram a ela, porque nela encontraram o lugar da sabedoria, santidade, castidade e virtude de Deus personificadas em sua humanidade.

Maria é, portanto, o coração da Igreja, é o triunfo sobre o mal, é a mais casta, a mais pura, é a protetora e a consoladora. O amor da Virgem Maria não só por seu Filho, mas também pelo povo cristão era uma convicção geral entre todos. Por isso, mais frequentemente, em vez de ser chamada de Rainha, Senhora, ela era chamada pelo povo de “Mãe”. Neste culto materno desenvolveu-se a maternidade humana, enriquecendo positivamente o conceito teológico, como um bom ato, querido por Deus; a função de mãe e esposa fiel ao marido, como a Igreja é fiel a Cristo – segundo o ensinamento de São Paulo aos Efésios – completa o conceito de mãe dos cristãos, que tudo pode com seu Filho Jesus Cristo .

Related Articles

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?