O sentido da festa Mãe da Igreja

Do discurso de São Paulo VI, papa, na Conclusão da terceira sessão do Concílio Vaticano II (21 de novembro de 1964).

Este é um título [Maria Mãe da Igreja], Veneráveis ​​Irmãos, certamente não desconhecido da piedade dos cristãos; pelo contrário, os fiéis e toda a Igreja gostam de invocar Maria sobretudo com esta denominação de Mãe. Este nome certamente se enquadra na verdadeira devoção a Maria, porque está firmemente alicerçado na dignidade com que Maria foi doada como Mãe do Verbo de Deus Encarnado.

De fato, assim como a Maternidade divina é a causa pela qual Maria tem uma relação absolutamente única com Cristo e está presente na obra de salvação humana realizada por Cristo, também, sobretudo, na Maternidade divina, subsistem as relações que existem entre Maria e o fluxo da Igreja; pois Maria é a Mãe de Cristo, que logo que assumiu a natureza humana em seu seio virginal unindo-lhe como Cabeça ao seu Corpo místico, que é a Igreja. Portanto, Maria, como Mãe de Cristo, deve ser considerada também a Mãe de todos os fiéis e Pastores, isto é, da Igreja.

Esta é a razão pela qual nós, embora indignos, embora fracos, levantamos nossos olhos para ela com uma alma confiante e inflamada pelo amor filial. Ela, que um dia nos deu Jesus, fonte da graça sobrenatural, não pode deixar de dirigir à Igreja a sua função materna, sobretudo neste tempo em que a Esposa de Cristo se propõe a cumprir com mais zelo a sua missão salutar.

Para nutrir e confirmar ainda mais esta confiança somos induzidos pelos laços muito estreitos que existem entre esta nossa Mãe celeste e a humanidade. Embora tenha sido enriquecida por Deus com dons muito generosos e maravilhosos para torná-la uma Mãe digna do Verbo Encarnado, Maria está próxima de nós. Como nós, ela também é filha de Adão e, portanto, nossa irmã por natureza humana comum; pelos méritos futuros de Cristo estava imune ao pecado original, mas aos dons divinamente recebidos acrescentou pessoalmente o exemplo da sua fé perfeita, a ponto de merecer o louvor evangélico: «Bem-aventurada tu que acreditaste».

Nesta vida mortal encarnava a forma perfeita do discípulo de Cristo, era um espelho de todas as virtudes, e em sua atitude refletia plenamente aquelas bem-aventuranças proclamadas por Cristo Jesus, atividade que toda a Igreja pode receber da Virgem Mãe de Deus o exemplo segundo o qual Cristo deve ser imitado perfeitamente.

Depois destas palavras de Paulo VI nós podemos acrescentar, que a Imaculada Conceição nos apresenta Maria como o princípio da Igreja; Maternidade, como Mãe de Cristo e Mãe da Igreja. Já incorporado em Cristo com a plenitude da graça de sua concepção. No momento de sua maternidade, Maria entra em contato mais vivo com a fonte da qual já se nutria secretamente. A Igreja, já limitada e invisivelmente constituída com a Imaculada Conceição, encontra neste ponto um fundamento mais vivo. Jesus e Maria não são apenas uma sociedade de mãe e filho, mas uma sociedade de Deus Salvador e da humanidade redimida. Ora, é vontade divina que todos os homens sejam chamados a esta incorporação. Como Mãe de Cristo, cabeça do Corpo Místico, Maria adquire uma relação especial com todos os membros deste Corpo. Ela se torna radicalmente sua Mãe.

A sempre Virgem Maria a quem veneramos Mãe de Cristo e Mãe da Igreja é um novo título em relação aos Documentos do Magistério. O VIII capítulo da Lumen Gentium evitou propositalmente este título. Evidentemente, tratava-se de especificar o ponto de vista exato segundo o qual atribuir este título a Maria, já que também é um uso figurado. De fato, se se trata da Igreja como um todo, a imagem está certa. Se, por outro lado, se trata da Igreja como comunidade que preexiste aos indivíduos, então a Igreja é Mãe; Maria é apenas uma figura disto.

Um título solenemente proclamado por Paulo VI em 21 de dezembro de 1964 no discurso de encerramento da terceira sessão do Concílio Vaticano II: Maria, como a Mãe de Cristo é também a Mãe dos fiéis e de todos os pastores, isto é, da Igreja . Em 8 de dezembro de 1975, X aniversário do encerramento do Concílio, reafirmou: Se Maria é de fato a Mãe de Cristo segundo a carne, e Cristo é a Cabeça da Igreja, seu Corpo Místico, Maria espiritualmente é a Mãe deste Corpo, ao qual Ela mesma pertence, em nível eminente, como filha e irmã

Paulo VI partiu da consideração da unidade orgânica do Corpo Místico de Cristo: Maria, gerando a Cabeça, de certo modo gera também todos os membros: uma doutrina já presente também na pregação dos Padres. 

Santo Agostinho a expõe nestes termos: Ela é verdadeiramente Mãe dos membros (de Cristo) … porque cooperou com a caridade no nascimento dos fiéis da Igreja, que desse Corpo são os membros (De Sancta Virginitate, PL 40, 339).

São Leão expõe a mesma doutrina: O nascimento de Cristo é a origem do povo cristão, o nascimento da cabeça é também o nascimento do corpo.

A Lumen Gentium, sem dar a Maria este título, confirma-o indiretamente quando fala da sua maternidade em relação à graça: Concebendo Cristo, gerando-o, alimentando-o, ela colaborou de modo a restaurar a vida sobrenatural das almas. Por isso foi Mãe para nós na ordem da graça.

Esta visão do mistério mariano está presente na “Filha de Sião”, no meio da qual o Senhor está. Maria é a imagem e o princípio da Igreja simbolizada por aquela Jerusalém no meio da qual o Senhor está. Nessa perspectiva a Mãe de Jesus é prefigurada pela cidade de Jerusalém, capital espiritual de todos os que acreditam. Todos podem dizer, voltando-se para Jerusalém: Todas as minhas fontes estão em ti; e de cada um pode-se dizer: Este homem nasceu lá. Como em Jerusalém, centro histórico das obras de Deus, também todo fiel pode afirmá-lo em relação a Maria.

Um aspecto final da relação Maria-Igreja. Nós experimentamos a sua intercessão, pois por ela recebemos o autor da vida. O Vaticano II também afirma: «Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento, que fielmente deu na anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, até à consumação eterna de todos os eleitos. De facto, depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Efectivamente, nenhuma criatura se pode equiparar ao Verbo encarnado e Redentor; mas, assim como o sacerdócio de Cristo é participado de diversos modos pelos ministros e pelo povo fiel, e assim como a bondade de Deus, sendo uma só, se difunde variamente pelos seres criados, assim também a mediação única do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas cooperações diversas, que participam dessa única fonte. (Lumen Gentium 62).

Toda oração da Igreja, invocando Maria, apela à sua maternidade, adquirida ao dar à luz o Autor da vida; cada oração pede a sua contínua ajuda materna. Existe na tradição da Igreja um hino que tem uma frase muito particular que talvez possa iluminar este caminho de descoberta de Maria como Mãe da Igreja: o Ave maris stella, que afirma: Mostra-te Mãe, recordando a todos os caminhos pelos quais cada um pode chegar a ser irmã e mãe do seu Filho. 

Leiamos:

Ave maris stella,Dei Mater alma,Atque semper Virgo,Felix cæli porta.Ave, estrela do mar,Fecunda Mãe de Deus,Que permanecestes Virgem,Ó doce porta dos Céus
Sumens illud AveGabrielis ore,Funda nos in pace,Mutans Hevæ nomen.Vós, que ouvistes aquele AveDa boca de Gabriel,Funda-nos na paz,de Eva o nome muda.
Solve vincla reis,Profer lumen cæcis,Mala mostra pelle,Bona cuncta posce.Liberta dos grilhões os pecadores,Mandai luz aos cegos,Afastai de nós todos os malesE obtende-nos todos os bens.
Monstra te esse matrem,Sumat per te preces,Qui pro nobis natusTulit esse tuus.Mostrai que sois nossa mãe:Por Vós ouça as nossas precesAquele que, para nos salvar,Quis ser Vosso Filho
Virgo singularis,Inter omnes mitis,Nos, culpis solutos,Mites fac et castos.Ó Virgem sem igual,A mais doce de todas,Libertando-nos das nossas culpas,Fazei-nos mansos e puros.
Vitam præsta puramIter para tutum,Ut, videntes Jesum,Semper collætemur.Concedei-nos uma vida pura,Fazei seguros os nossos caminhos:Para que, na posse de Jesus,Exultemos eternamente.
Sit laus Deo Patri,Summo Christo decus,Spiritui Sancto,Tribus honor unus.Seja louvado e glorificadoDeus Pai, Filho e Espírito Santo;Às três Pessoas divinasSeja prestada honra igual.

Related Articles

Nossa Senhora do Advento e o Batismo Cristão

Desde os primeiros momentos até os cumes mais altos da espiritualidade, é sempre Maria quem prepara a vinda de Jesus em nós, que constantemente e plenamente forma Jesus em nós, os batizados. Maria acompanha todo o caminho da regeneração espiritual e do crescimento espiritual em Cristo, desde o seu início até à sua plenitude. 

A sacra Liturgia e a devoção a Maria

Explore o papel significativo da Virgem Maria na Sacra Liturgia neste artigo detalhado. Discutimos como a Liturgia da Igreja Católica honra Maria, Mãe do Redentor, realçando sua veneração em várias celebrações ao longo do Ano Litúrgico. Entenda a importância da intercessão de Maria na liturgia e como a devoção mariana é profundamente enraizada na tradição e na fé da Igreja, refletindo a crença na poderosa intercessão da Mãe de Deus.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?