A história de Catherine Labouré

Catherine Labouré (1806-1876) filha de Pierre Labouré (1787-1844) e Madeleine Gontard (1769-1813), a oitava de dez filhos. Em 9 de outubro de 1815, sua mãe morreu repentinamente. Em sua primeira noite sem a mãe, Catherine sobe em uma cadeira em direção à estátua da Santíssima Virgem para abraçar os seus pés. Existem muitas crianças na casa, e o pequeno Augustin, está doente devido a um acidente, o que leva o pai a enviar Catherine e Tonine para sua irmã Marguerite, casada com um produtor de vinagre, Antoine Jean Rod, em Saint-Remi, a 9 km de Fain. 

Dois anos depois, em janeiro de 1818, o pai ficou preocupado com Catherine e chamou as duas meninas de volta. É uma festa, porque ela também volta para receber a primeira comunhão no dia 25 de janeiro. Para Catherine, é uma etapa espiritual alegre e profunda. A sua irmã mais velha, Marie-Louise, de 23 anos, cuja partida para as Filhas da Caridade em Langres foi retardada pelas circunstâncias, inspira Catherine, de 12 anos, a se relacionar bem com Tonine, de 9 anos e meio, com uma grande decisão:

«Vai! Nós dois faremos o trabalho aqui de casa».

Ela se sente madura para carregar esse fardo. Ela será corajosa com as refeições para servir, cuidar das gaiolas do pombal, do galinheiro e tudo mais. Além disso, ela é analfabeta. No entanto, ele gostaria de seguir Marie-Louise. É então que, no limiar dos seus dezoito anos, tem um sonho que considera cheio de significado: um velho padre celebra a Missa; ele se vira no Dominus vobiscum e olha para ela. O olhar ficou impresso nela: ela o lembrará pelo resto de sua vida. Ao sair da igreja, vai visitar um doente, como é seu hábito, mas desta vez em sonho. O velho padre encontra-a e diz-lhe: «Minha filha, é bom curar os doentes, tu foges de mim agora, mas um dia terás prazer em vir ter comigo. Deus tem planos para você». Ela sabe quem é, e isso fortalece seu chamado. 

Como é preciso saber ler e escrever para ingressar nas Irmãs, ela compra um compêndio: paga 30 francos de ouro (todas as suas economias) a um vigarista que apenas a ensina a escrever o nome. Quando ela tinha dezoito anos, Antoinette Gontard, prima de sua mãe, propôs levá-la a Chatillon para educá-la em um conhecido internato que ela administrava. Corajosa, ela aceita sem dizer uma palavra. 

Certo dia, indo às Irmãs da Caridade, na “rue de la Juiverie”, Catherine pára de repente diante de um retrato na entrada: «É o padre do sonho! Existe! Quem é? – Padre, São Vicente de Paulo», respondem as irmãs (ele havia já sido canonizado em 1737). Catherine tomou sua decisão, mas como fazê-lo? Para entrar como postulante é necessário o consentimento do pai. Não há como obter permissão, mas pelo contrário, para o batismo de sua filha ele mandou fazer um lindo vestido de seda violeta que fará parte do dote dela; está em idade de casar, ela deve pensar sobre isso. 

Em 2 de maio de 1827, Catherine tinha 21 anos. Ela conhece os seus direitos e sabe como encontrar o seu caminho. O pai recusa: já deu uma filha a Deus, Marie-Louise. Duas é demais. Ela persevera. No ano seguinte, na primavera de 1828, o pai mudou o seu método. Seu filho Charles, radicado em Paris como todos os outros, tem um restaurante que antes era administrado por sua esposa. Ela morre, dois anos após o casamento deles, em 21 de fevereiro. Charles precisa de ajuda, Catherine irá ajudá-lo e alguém acabará se apaixonando pela jovem empregada. Felizmente para ela, esse amor não vai durar; enquanto isso, seu irmão foi consolado e se casou novamente em 3 de fevereiro de 1829. Catherine está livre! 

Quando sua irmã Marie-Louise lhe escreve uma carta descrevendo com entusiasmo sua felicidade em servir «os membros pobres e sofredores da Igreja de Jesus Cristo», o desejo de Catherine em se tornar freira torna-se ainda maior. Marie-Louise não tem dúvidas de que a carta voltará para ela como um bumerangue, como prova o fato de que induzirá Catherine a partir e retornar à sua vocação. Catherine voltou para a pensão Chatillon, cujo ambiente intelectual e mundano é-lhe estranho. Mas a Irmã Cani a apoia e intercede junto à sua superiora:

«Recebe-a, ela é só franqueza e piedade; ele não está em seu lugar entre aqueles “nobres esnobes”. É uma boa aldeã como gostava São Vicente». 

Em janeiro de 1830, a irmã Cani deu seu parecer favorável à Casa Mãe. Em 22 de janeiro, Catherine recebe uma resposta positiva, faz as malas e a 21 de abril de 1830 regressou a Paris com a diligência:

«a formação vai ser dura», diziam-lhe, mas estava habituada à paciência, à disciplina, à disponibilidade, esquecendo-se completamente de si mesma, e estava pronta para tudo. Nada lhe pesa e entra no noviciado.

As aparições de abril-dezembro de 1830. 

Catharine vivia na felicidade de ter encontrado o seu pai espiritual: São Vicente de Paulo, cujas relíquias estão expostas na capela sobre o relicário.

«[O coração de São Vicente de Paulo] aparecia-me todas as vezes que voltava de Saint-Lazare. Tive o doce consolo de vê-lo […]. Ele me apareceu três vezes […], branco da cor da carne […]. Aí eu vi vermelho […]. E então eu vi rubro-negro» (Vita, 73-74). 

Essas três cores significam inocência, amor e prova para ela. São Vicente de Paulo parece-lhe aflito, talvez também pelas circunstâncias políticas da época, consolado apenas pela certeza de que «aquelas duas famílias não morrerão». O confessor, M. Aladel não aprecia:

«Não dê ouvidos a essas tentações; uma filha da caridade é feita para servir os pobres e não para sonhar” (Petite Vie de Catherine Labouré, 3). 

Eis outra revelação: durante a missa, a hóstia santa torna-se transparente como um véu, além das aparências do pão:

«Vi […] Nosso Senhor no Santo Sacramento […] durante todo o tempo do meu noviciado, exceto naqueles momentos em que duvidei; então da próxima vez eu não vi mais nada, porque eu queria ir mais fundo […]. Duvidei desse mistério e pensei que estava errada». 

A 6 de junho de 1830, dia da Santíssima Trindade, a visão ganha cores mais escuras:

«Nosso Senhor apareceu-me como um rei, com a cruz sobre o peito, no Santíssimo Sacramento […]; pareceu-me que a cruz fluiu [do peito] para os pés de Nosso Senhor e […] que Nosso Senhor foi despojado de todos os seus ornamentos. Tudo caiu no chão. Foi nesse momento que tive os pensamentos mais sombrios».

No limiar da revolução de 1830, Catherine associa este despojamento de Cristo ao que espera o rei da França:

«Não sei explicar, mas pensei que o rei da terra se perderia e seria despojado das suas vestes reais» A coroação do rei foi considerada por alguns teólogos como um sacramento: o rei usava as roupas de Jesus Cristo. Quanto às freiras, elas apreciam a vigorosa e impecável noviça, mas a Irmã Caillot, a terceira mestra, às vezes a questiona (sem saber de suas graças particulares) dizendo-lhe: «Bem, Irmã Labouré, você está em êxtase?».

Aparição noturna da Virgem

Na noite de 18 de julho, véspera da festa de São Vicente, Irmã Marthe recorda a piedade do fundador para com a Virgem. Catherine acredita em suas palavras:

«Adormeci com o pensamento de que naquela mesma noite veria minha Boa Mãe. Eu queria vê-la por tanto tempo!». E eis o que aconteceu: «Finalmente, às onze e meia da noite, ouvi-me chamar pelo nome: ‘Minha irmã, minha irmã!’ […] abro a cortina. Vejo um menino vestido de branco com cerca de quatro ou cinco anos que me diz: […] “A Santíssima Virgem está esperando por você!”. […] apressei-me a vestir-me e dirigi-me a esta criança que entretanto permanecia de pé sem ultrapassar a cabeceira da minha cama. […] Eu o segui, sempre à minha esquerda, pois ele enviava raios de luz clara por onde passava. As luzes estavam acesas em todos os lugares por onde passamos: isso me surpreendeu muito. Mas fiquei ainda mais surpresa quando entrei na capela… A porta se abriu assim que a criança a tocou com a ponta do dedo» (Vida, 81). 

Ela continua:

«Mas minha surpresa foi ainda maior quando vi todas as velas e tochas acesas: isso me lembrou a Missa da meia-noite. No entanto, eu não vi a Santíssima Virgem de jeito nenhum […]. Como estava esperando há muito tempo, comecei a ver se as mulheres que faziam vigília durante a noite estavam passando pela tribuna. Finalmente chegou a hora e o menino me avisou. Ele me disse: «Aqui está a Santa Virgem. Aqui está ela». Ouço um barulho… como o farfalhar de um vestido de seda que vinha da lateral da arquibancada […]. A criança que estava ali me disse: “Aqui está a Santa Virgem”. Seria impossível para mim dizer o que senti naquele momento, o que estava acontecendo dentro de mim. Me pareceu que não vi a Santíssima Virgem. Foi então que aquela criança não mais falou comigo como uma criança, mas como um homem: com um tom de voz mais alto e com palavras mais fortes. Então, olhando para a Santíssima Virgem, nada fiz senão pular perto dela, ajoelhada nos degraus do altar, minhas mãos apoiadas nos joelhos da Santíssima Virgem. Esse foi o momento mais doce da minha vida. É impossível para mim dizer o que senti naquele momento. Ela me disse como me comportar com meu diretor e muitas outras coisas que não devo dizer; como me comportar quando tenho dores» (Vida, 84). 

A Virgem mostra-lhe

«com a mão direita a base do altar. É aí que devo ir prostrar-me […], derramar o meu coração», continua Catherine. «Receberei todas as consolações de que necessito […] eu perguntei a ela o que significavam todas aquelas coisas que eu tinha visto. […] Ela me explicou tudo» (Vida, 85). Catherine não conta mais nada na história, mas resumirá em sua autobiografia de 30 de outubro de 1876: «Minha filha, o bom Deus quer dar-te uma missão. Haverá dores, mas você poderá superá-las sabendo que está fazendo isso para a glória do Bom Deus. Você saberá o que isso tem a ver com o Bom Deus. Você será atormentada até que você tenha contado àquele que está encarregado de vos conduzir. Você será contrariada, mas você terá a graça. Não tenha medo. Você verá certas coisas. Diga tudo com confiança e simplicidade. Confie. Não tenha medo. Perceba o que você vai ver e ouvir. […] Você será inspirada em suas orações, perceba isso» (Vida, 85). 

Essa promessa de ajuda é seguida pelo anúncio do infortúnio:

«Os tempos vão piorar. Os infortúnios recairão sobre a França. O trono será derrubado. O mundo inteiro será dominado por infortúnios de todos os tipos (a Santa Virgem parecia estar com muita dor ao dizer isso). Mas venha ao pé do altar. Ali as graças serão distribuídas a todas as pessoas que as pedirem com confiança e fervor: adultos e crianças. As graças serão distribuídas de maneira particular [sobre] as pessoas que as pedirem. Minha filha, como amo espalhar as graças na comunidade, principalmente. Eu amo fazer isso, felizmente. [E ainda] eu sinto dor. Existem muitos abusos de regularidade. As regras não são observadas. Existe um grande relaxamento nas duas comunidades. Diga isso para a pessoa responsável por cuidar de você, mesmo que não seja um superior. Ele será confiado de modo particular à comunidade. Ele terá que fazer tudo ao seu alcance para restaurar a regra em vigor. Diga-lhe, de minha parte, que vigie as más leituras, as perdas de tempo e as visitas. “Quando a regra voltar a vigorar, haverá uma comunidade que se juntará à sua. Isso não costuma acontecer. Mas eu amo tudo isso… Diga que vos acolha. Deus vos abençoará e elas se alegrarão em grande paz” (Vida, 85-86). 

«A comunidade se alegrará com uma grande paz. Vai ficar grande» concluiu Nossa Senhora. Mas imediatamente ela acrescentou o anúncio de distúrbios iminentes.

«Grandes infortúnios virão. O perigo será grande. No entanto, não tema, diga para não temer! A proteção de Deus está sempre presente de uma forma muito especial e São Vicente vai proteger a comunidade (A Santíssima Virgem estava sempre triste). Mas eu mesma estarei com você. Eu sempre cuidei de você. Eu lhe concederei muitos agradecimentos. Chegará o tempo em que o perigo será grande. Acreditar-se-á que tudo está perdido. Nesse momento, estarei com você! Tenha confiança, você terá minha visita e a proteção de Deus e de São Vicente em ambas as comunidades. Confie! Não desanime porque nesse momento estarei com você. Mas isso não vai acontecer com as outras comunidades. Haverá baixas. (a Santa Virgem tinha lágrimas nos olhos ao dizer isso). Para o clero de Paris, haverá vítimas: o Monsenhor Arcebispo (novamente as lágrimas correm com estas palavras) morrerá» (Vida, 86-87).

Esta previsão não se concretizará em 1830. Tampouco se trata da morte de Mons. Affre, morto nas barricadas em junho de 1848. Nas memórias de Catherine especifica o momento: quarenta anos depois da visão de 1830. Darboy em 1871. A aparição insiste sobre os infortúnios iminentes:

«Minha filha, a Cruz será desprezada. Será jogada no chão. O sangue fluirá e o lado de Nosso Senhor será aberto novamente. As ruas ficarão cheias de sangue. Monsenhor arcebispo será despojado de suas roupas (aqui a Santíssima Virgem não conseguia mais falar, a dor esculpia o seu rosto). «Minha filha, disse-me Ela, o mundo inteiro cairá na tristeza» (Vida, 87). 

Nas memórias de 1856, Catherine narra o fim da aparição:

«Fiquei lá não sei quanto tempo. Tudo o que sei, [é que] quando começou, não vi nada além de algo desaparecendo, finalmente algo mais do que uma sombra vindo do lado da [futura] arquibancada [à direita], [através] do mesmo caminho pelo qual havia chegado. Levantei-me dos degraus do altar e vi a criança, [ali] onde eu a havia deixado. Ele me disse: “Ela se foi”. Fizemos o mesmo caminho, sempre todo iluminado e essa criança sempre à minha esquerda. Acredito que esta criança era meu anjo da guarda que se fez visível para me mostrar a Santíssima Virgem, porque eu havia rezado muito para que ela obtivesse este favor para mim. Ele estava vestido de branco, trazia consigo uma luz milagrosa, ou seja, brilhava com luz: tinha entre quatro e cinco anos. De volta à minha cama, eram duas da manhã […]. Eu ouvi a hora bater. Já não conseguia adormecer» (Vida, 88).

Então tudo durou duas horas e meia e Catherine, muito lúcida até de manhã, tem certeza de que não estava sonhando. Mas como dizer tudo isso ao seu tão dissuasivo confessor, M. Aladel?

Related Articles

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?