A Dimensão «mariana» da oração nas várias Igrejas

O Oriente Bizantino

O Oriente cristão, embora unitário em suas origens, inclui hoje uma pluralidade de Igrejas. Nosso olhar se detém na Igreja bizantina, também chamada de Grande Igreja por ter recolhido a herança da Tradição Oriental que reserva, na liturgia, um lugar singular para Maria. 

Fruto na Divina Liturgia, nos ofícios diário, semanal, mensal e no ciclo anual, a piedade mariana permeia harmoniosamente cada expressão da oração eclesial, respeitando a hierarquia do culto devido a Deus. 

Para alguém que celebra o rito bizantino, uma pergunta ocidental acerca da veneração de Maria é incompreensível ao ponto de serem eles que nos interrogam: como voltar-se para Deus sem lembrar a Santa Mãe de Deus?

Para além do ciclo do Natal, a memória de Maria foi progressivamente organizada, no decurso do ano bizantino, em torno de cinco grandes festas: 

1 – Nascimento da Mãe de Deus, em 8 de Setembro;

2 – A entrada no templo, no dia 21 de novembro; 

3 – O Encontro, em 2 de fevereiro;

4 – A Anunciação, em 25 de março; 

5 – A Dormição, no dia 15 de agosto, que é a mais popular entre as festas marianas: preparada por quinze dias de jejum e prolongada até 23 de agosto e que qualifica todo o mês de agosto como “mariano”.

Outras festas menores também são celebradas

6 – Conceição de Santa Ana, mãe da Theotokos em 9 de dezembro; 

7 – a memória da Theotokos em 26 de dezembro;

8 – a Deposição do seu manto em 2 de julho 

9 – a Deposição do seu cinto em 31 de agosto 

(ligado aos santuários de Blacherne e Calcoprateia construídos em Constantinopla para guardar estas ilustres relíquias). 

10 – As festas de Akathistos (5º sábado da Quaresma) 

11 – A Virgem como Fonte de Água Viva  (sexta-feira depois da Páscoa). 

A estas festas também se acrescentam muitas festas locais e particulares de cada Igreja Ortodoxa, como as inúmeras festas dos ícones marianos.

A rica hinografia (pensemos no Akathistos) e a homilética da época patrística comentam os textos bíblicos sobre Maria, fazendo ressoar a fé na Sempre Virgem e Santíssima Mãe de Deus; louvor à Bem-aventurada entre as mulheres; a súplica por Aquela que não cessa de orar por nós ao seu Filho, Salvador de nossas almas. 

O papel desempenhado no Ocidente pelas várias orações, no Oriente é confiado aos hinos e tropários, entre os quais se destaca a antífona chamada Theotokion: cantado a cada hora do ofício dia e noite, recorda sem cessar a presença de Maria no história da salvação e na existência cristã.

Um momento mariano significativo é também o canto diário do Magnificat de manhã, que deu origem a uma série de antífonas marianas chamadas megalinarias, cantando o início do Magnificat. Da mesma forma, a antífona comemorativa da Cruz e de Maria, chamada staurotheótokion, cantada às quartas e quintas-feiras de cada semana, revive a memória da participação da Mãe na Paixão salvadora do Filho.

A liturgia ambrosiana

Se o calendário ambrosiano é hoje quase uniformizado com o romano para as celebrações marianas, não se deve esquecer as particularidades da liturgia da Igreja de Milão, tradicionalmente caracterizada por uma tonalidade mariana. O sentido de Maria na liturgia ambrosiana não é fruto de “devoções” ou “festas” em sua honra, mas se encontra originária e profundamente no contexto do mistério de Cristo. Esta ligação pode ser obtida a partir de orações.  

Dado o contexto teológico anti-ariano em que se formulou a liturgia ambrosiana, as orações, os cânticos, as fórmulas litúrgicas, por um lado, sempre deixam a primazia a Cristo, mas, por outro, referem-se à figura, missão e prerrogativas de Maria. Em suma, é pela fé professada e celebrada no Deus-Homem que a liturgia ambrosiana celebra a Virgem Mãe, reconhecendo o lugar que Deus lhe confiou na história da salvação.

A sua memória destaca-se repetidamente (não é assim na liturgia romana) nos textos do dia de Natal, consagrado com a encarnação do Verbo e com a maternidade virginal de Maria, recita a oração da Missa. Assim o prefácio: Teu único Filho foi concebido por Maria que se tornou mãe e permaneceu virgem intacta. Ela acreditou na palavra do anjo e concebeu a Palavra em que ela havia acreditado. Sua integridade permaneceu tão intocada que podemos proclamá-la como a mãe da virgindade. Bem-aventurado o ventre santo da Virgem Maria, a única que entre todas as mulheres mereceu dar à luz o Senhor do mundo e dar-lhe à luz para nossa salvação eterna; e o canto no partir do pão: Grande é o mistério da salvação: Virgem é aquela que gerou, e o filho de uma mulher é homem e Deus. Ele é o Criador de todas as coisas, é o Senhor de sua própria mãe; e o hino de comunhão: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo. Tu és a exultação dos anjos, tu és a Virgem Mãe, a alegria dos profetas! Tu, através do anúncio do anjo, geraste a alegria do mundo, teu Criador e Senhor. Alegra-te, porque foste digna de ser a mãe de Cristo.

Além dos dias anteriores e posteriores ao Natal, a ênfase mariana é especialmente oferecida pela solenidade da maternidade divina da Virgem Maria no VI Domingo do Advento, iluminada pelo Evangelho da Anunciação, celebrada desde o século V. 

O objeto da festa é bem expresso pelos dois antigos prefácios que ainda hoje são escolhidos: “É realmente bom e justo … Palavra, vestindo-o com carne mortal; na pequenez de seu ventre ela encerrou o Senhor dos céus e o Salvador do mundo e o deu à luz para nós, mantendo intacta a integridade virginal”; o segundo prefácio (o prefácio do Advento II/A do Missal Romano é inspirado nele) diz: «celebrai com solene memória o mistério da Virgem Maria. Da sua fecundidade germinou para nós aquele que nos satisfaz com o pão angélico. A riqueza dissipada pela pecadora Eva nos é restituída por Maria; de uma mulher o veneno da culpa se infiltrou em nós, de uma mulher começa a obra da salvação. A força do Redentor se opõe ao laço rastejante do mal; a maternidade, que se tornou o princípio da morte, devolve-nos o Deus vivo pelo qual o gênero humano se ergue livre da antiga opressão».

O Comum de Nossa Senhora apresenta um original depósito eucológico e de antífonas, nas quais se destacam a relação entre Maria e a Igreja, a maternidade divina virginal, a exemplaridade de Maria, a sua poderosa intercessão.

A liturgia hispano-moçárabe

Entre os ritos ocidentais atuais está o da Igreja de Toledo, na Espanha. Tendo alcançado o seu esplendor máximo do séc. VII, com a invasão dos muçulmanos, o rito hispânico sobreviveu em algumas paróquias toledanas (“os moçárabes” eram chamados cristãos sob o domínio árabe), onde foi preservado mesmo após a reconquista no séc. XI e após a adoção do rito romano em todo o território espanhol. 

Este foi revisto e publicado no Missale Hispano-Mozarabicum, utilizável, seja em Toledo, como em toda a Espanha onde a devoção e o interesse o exigirem. Se a memória mariana se acentua no Natal (nas illatio – correspondem ao nosso prefácio – que canta a relação entre Maria e a Igreja) e no tempo anterior e posterior, é de modo especial a festa de Santa Maria que se expressa, fixado em 18 de dezembro desde o séc. VII. 

Com uma extraordinária riqueza de fórmulas muito extensas, os textos da Missa e do ofício exaltam o prodígio da maternidade divina e virginal Daquela que concebeu e gerou o Filho de Deus, nosso Redentor. O trecho evangélico apresenta a Anunciação seguida do cântico do Magnificat (Lc 1,26-38.46-55).

A segunda data mariana é a Assunção da Virgem Maria, em 15 de agosto (atestado no período moçárabe): nas orações elaboradas e difundidas está contida uma admirável Mariologia rezada. O Evangelho apresenta a comparação da passagem de Marta e Maria com a bem-aventurança proferida por Jesus em resposta à mulher que elogiava o ventre que o havia gerado (Lc 10,38-42; 11,27-28).

A terceira data festiva é a Conceição da Virgem Maria, 8 de dezembro, acolhida devido à grande devoção da Espanha à Imaculada Conceição e aos pronunciamentos dogmáticos. O Evangelho recorda a bem-aventurança de quem ouve e põe em prática a palavra divina (Lc 11,27-28).Conservando a sua fisionomia arcaica, a Mariologia da liturgia hispano-moçárabe é de indiscutível valor. Além do tempo de Natal, a Virgem é lembrada na Sexta-feira Santa, na illatio da Vigília Pascal, no tempo pascal, no Pentecostes, nas festas dos Santos e dos Santos.

Related Articles

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?