O que é o Coração de Maria? Resposta de São João Eudes

O que significa para São João Eudes o “coração da Virgem Santa?”

O coração significa o Espírito divino, que é o coração do Pai e do Filho, e que eles querem nos dar para que seja nosso espírito e nosso coração:

«Eu te darei um novo coração; Eu porei um novo espírito dentro de ti» (Ez 36,26).

Nas Sagradas Escrituras, o Filho de Deus é chamado de Coração do Pai Eterno. O divino Pai fala deste coração à sua divina esposa, a puríssima Virgem, quando lhe diz:

«Tu feriste o meu coração, minha irmã, minha esposa (Ct 4,9) ou como dizem na tradução dos Setenta: «Tu raptaste-me o coração». Nas mesmas Escrituras, o Filho de Deus é também chamado de «o Espírito da nossa boca» (Lm 4,20), «o nosso espírito»,

isto é, a alma da nossa alma, o coração do nosso coração.

Todos esses corações se encontram na Mãe do amor e constituem um só coração, tanto porque todas as faculdades da parte superior e interna de sua alma sempre estiveram perfeitamente unidas, porque Jesus, que é o coração do Pai, e o divino Espírito que é o coração do Pai e do Filho, foram dados a Maria para ser o espírito do seu espírito, a alma da sua alma, o coração do seu coração.

Em Deus três corações, um só coração

Para melhor compreender o que se entende por coração da Santíssima Virgem, é necessário saber que como em Deus adoramos três corações, que são um só coração, e como no Homem-Deus adoramos três corações que são um só coração, assim na Mãe de Deus adoramos três corações que são um só coração.
O primeiro coração na Santíssima Trindade é o Filho de Deus, que é o coração do Pai – como mencionado acima.

O segundo é o Espírito Santo, que é o coração do Pai e do Filho.

O terceiro é o Amor divino – um dos atributos adoráveis ​​da essência divina – que é o coração do Pai, do Filho e do Espírito Santo: três corações que são um coração muito simples, com os quais as três Pessoas eternas amam com amor sem limites e eles nos amam também com caridade incomparável.
O primeiro coração do Homem-Deus é seu coração corpóreo. Como todas as outras partes de seu corpo sagrado, também ele é divinizado pela união hipostática com a pessoa divina do Verbo eterno.
O segundo é seu coração espiritual, isto é, a parte superior de sua alma santa, que inclui memória, intelecto e vontade e que é particularmente divinizada pela mesma união hipostática.
O terceiro é seu coração divino, que é o Espírito Santo, por quem a adorável humanidade de Jesus foi animada mais do que por sua alma e coração.
No admirável Deus-Homem, esses três corações são apenas um coração. De fato, sendo o seu coração divino a alma, o coração e a vida do seu coração espiritual e do seu coração corpóreo, é por isso que ele os constitui em tão perfeita união com ele, que esses três corações constituem inteiramente um só coração, cheio de amor infinito pela Santíssima Trindade e de caridade inconcebível para com os homens.

Em Maria três corações, um só coração

O primeiro coração da Mãe de Deus é o coração corpóreo, encerrado em seu ventre virginal.
O segundo é o coração espiritual, isto é, o coração da sua alma, designado por estas palavras do Espírito Santo: «toda a glória da Filha do Rei está dentro» (Sl 44,13): está no seu coração, no mais íntimo de sua alma.
O terceiro coração desta Virgem divina é aquele de que ela fala, quando diz: “Durmo e o meu coração está acordado” (Ct 5,2). Como disse – esta é a explicação de muitos santos Padres -:

«Enquanto dou ao meu corpo o descanso necessário, Jesus meu Filho, que é o meu coração e que amo como o meu coração, vela sempre por mim e em mim».

O primeiro desses três corações é corpóreo, mas totalmente espiritualizado pelo espírito da graça e pelo Espírito de Deus, do qual está completamente cheio.
O segundo é espiritual e é divinizado não por união hipostática, como é o coração espiritual de Jesus, mas por uma participação sublime das perfeições divinas.
O terceiro é divino: é Deus, porque é o Filho de Deus.
Esses três corações da Mãe de Deus são um só coração pela união mais santa e íntima que já houve ou haverá, depois da união hipostática.

Maria medita os mistérios divinos no seu coração:
Destes três corações, ou melhor, deste único coração, o Espírito Santo pronunciou duas vezes estas palavras divinas:

«Maria guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração» (Lc 2,19.51).

Primeiro, Maria guardou todos os mistérios e maravilhas da vida de seu Filho de alguma forma em seu próprio coração sensível e corpóreo. De fato, o coração é o princípio da vida e a sede do amor e de todas as outras propensões. Assim, todos os movimentos e pulsações daquele coração virginal, todas as funções da vida sensível que dele fluíam, todos os movimentos de suas propensões: tudo isso acontecia no coração de Maria em relação a Jesus e a todos os acontecimentos de sua vida. O amor a levou a amar a Jesus, o ódio a detestar tudo o que lhe era contrário, ou seja, o pecado, a alegria de se alegrar em sua glória e sua grandeza, a tristeza em se afligir por seus esforços e sofrimentos. E assim foi com todas as suas outras propensões.
Em segundo lugar, Maria guardava todas essas coisas em seu coração, isto é, na parte mais nobre de sua alma, no íntimo de seu espírito. De fato, todas as faculdades da parte superior de sua alma estavam constantemente empenhadas em contemplar e adorar tudo o que acontecia na vida de seu Filho, até as menores coisas.
Em terceiro lugar, Maria guardava todas essas coisas em seu coração, isto é, em seu Filho Jesus, que era o espírito do seu espírito e o coração do seu coração. O coração do Filho guardava todas essas coisas para ela. Sugeriu-os e lembrou-os no momento oportuno para que servissem de alimento à sua alma contemplativa, prestassem as honras e adorações devidas e depois as narrassem aos santos apóstolos e discípulos, chamados a anunciá-las aos fiéis.
É isso que se quer dizer quando se fala do admirável coração do amado de Deus: um coração que é – como veremos mais claramente mais adiante – a imagem perfeita do adorável coração de Deus e do Deus-homem.

O coração da Santíssima Virgem é o centro do mundo cristão

O coração maravilhoso da Mãe de Deus nos é apresentado por estas palavras divinas do Espírito Santo:

«Deus, nosso Rei, operou a salvação em meio da terra» (Sl 73,12),

no meio da terra, mas de uma terra santa e mais santa do que todos os céus, na qual e através da qual Deus operou a nossa salvação. Concluo agora este capítulo revelando-vos outro mistério que vejo contido nestas mesmas palavras, no meio da terra, também para honra e louvor do amável coração da Rainha do Céu. Deixe-me explicar.
Quem diz meio da terra diz o centro da terra. Portanto, se a Santíssima Virgem é representada por esta terra, se ela é verdadeiramente a terra santa do mundo santo, isto é, do mundo cristão, do mundo do novo homem, do mundo do amor divino e da santa caridade, talvez também não se possa dizer que o meio desta terra preciosa, que é o seu coração, é o centro deste novo mundo? Sem dúvida, sim, por três razões.

Coração de Maria causa de salvação

Primeiro. Não é verdade que tudo considera seu centro como lugar de salvação e, digamos, de conservação e descanso? Não é verdade que a salvação dos homens foi operada no coração de Maria? Portanto, todos os cristãos devem ver na Virgem, depois de Deus, a fonte de sua vida, a causa de sua alegria, o centro de sua felicidade. Isto está em conformidade com a linguagem dos santos Padres.
Eis o que São Bernardo diz com propriedade sobre a pessoa da Santa Virgem, mas que também pode ser aplicado com toda a verdade ao seu coração: «com admirável precisão, Maria é chamada de medium da terra. De fato, os habitantes do céu e do inferno, aqueles que nos precederam e nós que vivemos, aqueles que nos seguirão e os filhos de seus filhos e aqueles que deles nascerão. Quantos estão no céu para serem renovados, quantos estão no inferno para serem libertados, quantos foram antes de nós para ver as profecias cumpridas, quantos virão depois para serem glorificados».
[Segundo São Bernardo] Maria é justamente chamada de medium da terra. Na realidade, todos os habitantes do céu e os do submundo, aqueles que nos precederam e nós mesmos que agora vivemos, aqueles que virão depois de nós, os filhos de seus filhos e toda a sua posteridade: todos a consideram como aquela que, depois de seu Filho, é mediadora entre Deus e os homens, entre a cabeça e os membros, entre o Pai e os filhos, entre o Antigo e o Novo Testamento, entre o céu e a terra, entre a justiça e a misericórdia. Nela reconhecem o meio e o centro do mundo, a arca de Deus, a arca da aliança entre Deus e seu povo, a causa das coisas boas, a obra dos séculos passados ​​e futuros. Quantos estão no céu, isto é, os anjos, a consideram como aquela por quem as ruínas causadas pelo pecado devem ser reparadas; quantos estão no purgatório, como ela por quem devem ser libertados; aqueles que nos precederam, como aquela em quem as profecias divinas devem ser cumpridas; quantos virão depois de nós, como ela por quem serão um dia coroados com glória imortal.
Estas palavras de São Bernardo não só podem ser aplicadas ao coração da Mãe de Deus, mas são mais adequadas a ele do que à própria pessoa da Virgem. A causa é, de fato, mais nobre do que os seus efeitos, e o coração de Maria, cheio de humildade, é causa e fonte de todas as qualidades acima mencionadas de que é dotada e que a tornam digna de ser o termo, o refúgio e o centro de todas as criaturas que foram, são e existirão no universo. Concluo, em primeiro lugar, que o maravilhoso coração da Virgem é o meio e o centro do mundo do novo homem.

O coração de Maria centro de amor

Segundo. Digo que o coração da Virgem é o centro do mundo novo, isto é, do mundo do amor divino e da santa caridade: um mundo de amor e de deleite que não conhece outra lei senão a da caridade. Afirmo que no coração da Mãe do belo amor todo o santo amor e toda a caridade divina que se encontram nos corações dos Anjos e dos homens que amam a Deus por amor do próprio Deus e amam o próximo em Deus e por Deus. É como se todos os raios do sol estivessem concentrados no fundo de um belo espelho capaz de recolhê-los a todos.

O coração de Maria é Jesus, o centro do universo

Terceiro. Por favor, lembre-se do que foi dito no início deste livro. A Virgem mais humilde e puríssima raptou e atraiu para si o adorável coração do Pai eterno, isto é, seu Filho, tornando-se assim o coração de seu coração, tanto que Jesus é o verdadeiro coração de Maria. Ora, este amável Jesus não constitui talvez o amor e as delícias, o centro e a alegria do céu e da terra? Não se pode dizer, portanto, que Jesus, o verdadeiro coração de Maria, constitua também o centro de todos os corações dos homens e de todos os anjos, o centro para o qual eles devem estar sempre voltados para contemplá-lo sem fim, para aspirar continuamente a ele e lutar incessantemente por ele? Sim, certamente, porque Jesus é o lugar do seu descanso perfeito e da sua felicidade suprema. Fora dele não há nada além de perturbação, inquietação, angústia, morte e inferno.

Oração

Jesus, verdadeiro coração de Maria, puxa, toma, atrai para ti os nossos corações.
Faz com que amemos, desejemos, busquemos e saboreemos somente a ti.
Faz com que aspiremos e nos apeguemos a ti, não encontremos descanso ou satisfação a não ser em ti, permaneçamos continuamente em ti: consumemo-nos na fornalha ardente do teu coração divino e sejamos transformados nele para sempre. Amém.

(traduzido e adaptado de: J. Eudes, Le cœur admirável de la très sacrée Mère de Dieu, in Id. Oeuvres complètes, VI, 165-168.)

Related Articles

Coração de Maria na Bíblia

Folheando um bom Léxico de Palavras da Sagrada Escritura, chama a atenção a multiplicidade de sentidos figurativos, expressões idiomáticas, expressões populares e até provérbios que têm a palavra “coração” como ponto de referência. A noção de coração também ocupa um lugar central na religião, misticismo e poesia de todos os povos. 

Responses

    1. Obrigado Lorena, certamente este caminho mariológico é a forma mais segura e direta de chegarmos ao núcleo da nossa fé e a partir daí irradiar a verdade para aqueles que estão à nossa volta.

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?