Maria transforma nossas lágrimas em alegria

Apelo aos que sofrem

Irmão que choras, irmã que sofres, escuta. Existem no Reino de Deus misteriosas sementes, das quais floresce a alegria. É uma alegria pura como os céus limpos pela chuva, suave acima de todo sentimento humano, uma alegria plena que o mundo não pode compreender e não pode perturbar nem tirar.

O fruto das sementes misteriosas

Destas misteriosas sementes amadurecem frutos de paz, de serenidade, de consolação tão íntima, profunda, inalterável que só pode ser divina. Queres conhecer estas misteriosas sementes de alegria? Sabes? São frágeis como as gotas de orvalho que pendem nas folhinhas verdes e brilham ao sol da manhã. Estão escondidas como a preciosa pérola e o tesouro enterrado no campo de que fala o Evangelho. São amargas como as gotas do mar, são abundantes como a chuva do céu, são-te familiares como a água que te sacia e o pão que te alimenta, como o riacho que da tua janela vês ou ouves correr lá em baixo no fundo do vale.

A verdadeira natureza das lágrimas

Sabes tu o que são estas misteriosas sementes de alegria? Irmão que choras, irmã que sofres, elas são as tuas lágrimas de dor, as lágrimas que brotam no teu olhar muitas vezes irreprimíveis, que sobem do teu coração angustiado, que correm silenciosas sobre o leito das tuas sofrências, que te são dia e noite amargo alimento na solidão talvez inviolada do teu quarto pobre e sem adornos.

O valor da dor e do sofrimento

Porque não se percam, recolhe estes semi de alegria na taça côncava das mãos que te cobrem o rosto, eleva-os como em um cálice ao céu sobre o altar do teu sacrifício quotidiano, e espalha-os sobre o coração de Deus, sobre o coração dos irmãos que amas, para que frutifiquem como na terra boa e ótima de que fala o Evangelho, o cem por um.

A universalidade do sofrimento e a promessa da consolação

Quando te parece que és só a sofrer, reflete que cada homem que vem a este mundo é como o semeador que sai ao alvorecer do seu dia para fazer a sementeira. As suas lágrimas ora caem sobre os pedregulhos estéreis, ora entre os espinhos ressequidos, ora sobre o pó triturado do caminho, ora sobre o terreno fechado do seu coração, ora, como convém a filhos, sobre o próprio coração do Pai: Deus. Se tu sabes sofrer e chorar como convém a quem pela graça se tornou filho de Deus, se sabes, ou seja, espalhar as tuas lágrimas sobre o Coração do Pai, se sabes escondê-las e misturá-las no Coração trespassado da Mãe, que, embora bem-aventurada, conheceu o choro, tu também te tornas bem-aventurado, porque então o teu choro floresce em alegria.

O chamado à esperança

Jesus, o filho de Deus feito homem poderia escolher a alegria para si neste mundo, e no entanto por teu amor e conforto escolheu a Cruz, isto é, a dor e o choro e os codificou na constituição do seu reino de bem-aventurança: «Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados». Também a tua alma receberá o dom da consolação se souber como Ele e com Ele gastar o tesouro das suas lágrimas. Sim, o salmista distinguiu os tempos do choro e os da alegria comparáveis à semeadura e à colheita. A vida presente é o tempo da semeadura, a vida futura é o tempo da colheita: «Aqueles que semeiam entre lágrimas, colherão entre exultações». Tal como os ceifeiros desta terra, que destilam suor e choro quando alargam os braços à semeadura e soltam o canto à alegria quando se apressam à colheita dos feixes dourados.

O poder transformador das lágrimas

Oh tu que sofres por estar doente, perseguido, abandonado, traído, deserdado, ou te nutres na tua pobreza das tuas lágrimas como de pão e de água. Não deixes cair em vão, não disperses no vazio do tempo estas sementes de vida e de felicidade que são as tuas lágrimas, as dores do teu corpo, as angústias da tua alma, mas com espírito de fé e com conformidade de amor à Divina Vontade, esconde-as no Coração misericordioso de Deus onde elas te frutificarão o cem por um de consolação e alegria para hoje e para a eternidade. Se a esperança da colheita está na semente, na qualidade e na quantidade do semeio, assim também está na diligência sagaz do semeador e na bondade do terreno e no aumento que Deus dá à obra do homem. Quem semeia parcamente, colherá parcamente, quem semeia abundantemente, colherá na abundância.

Não desesperes se são muitas as tuas aflições, ou se se prolonga o tempo do teu exílio da verdadeira pátria, se muitas dores ou inimigos assediam como águas que açoitam o rochedo talvez ressequido do teu corpo ou da tua alma. Agora que o sabes, não desperdices nem uma lágrima, nem um minuto da tua sofrência. São o dom, o tesouro de Deus, a alegria e a felicidade mesma de Deus oferecida à tua conquista. O coeficiente que transforma e valoriza no processo criativo da alegria e da felicidade as tuas humildes e amargas lágrimas é a fé, o amor, a humildade, a paciência e – lembra-te sempre – a generosidade, com que aceitas e ofereces a Deus o teu sofrimento, com que carregas, orando, a tua cruz: com tudo isto que incrementas com a ajuda de Deus os flores e os frutos da tua dor que se transforma em alegria.

Agora entendes por que não deves desesperar sob o peso da tua cruz, mas esperar e amar e, podendo, até mesmo desde já, desfrutar a sua consolação! Vê irmão como o espírito de fé e a alma de amor que pões no teu sofrimento por tua parte, e a misericórdia e a graça por parte de Deus transformam, valorizam, enobrecem os dias aparentemente inúteis, as dores aparentemente estéreis da tua vida de doente, de perseguido, de caluniado, de odiado por causa da justiça e do nome de Cristo? Vê como te é necessária a paciência para que floresçam em alegria as misteriosas sementes das tuas lágrimas?

Olha para Maria e para as suas lágrimas

Agora talvez compreendas bem o motivo pelo qual Maria chora. Entendes porque a Mãe do Homem-Deus, a Virgem Santíssima, não podia deixar de recorrer a esta misteriosa fonte de vida que é a dor, tornando-se, assim, quase uma fonte plena e transbordante.

Contemplação da Mãe Dolorosa

Contempla a tua Mãe Dolorosa e chorosa!
Se toda a vida de Cristo foi de cruz e martírio, igualmente de transpassar e chorar foi a da sua Mãe por nosso amor e devido aos nossos pecados, desde o primeiro fiat da Anunciação até o último fiat proferido aos pés da cruz onde estava lacrimosa, da qual pendia o filho!

Maria a fonte de bem-aventurança

Aquela que todas as gerações chamariam bem-aventurada, não poderia deixar de buscar nesta suprema fonte de bem-aventurança, desvendada pela mão de Deus, desta argila criada da nossa humanidade, isto é, da fonte da dor e das lágrimas santificadas pelo Filho de Deus, feito nosso irmão na dor e nas lágrimas para nos redimir da dor e do choro, do pecado e da morte.

Invocação a Maria consoladora

Por isso, deves invocar como consoladora da tua dor a Maria que chorou, chamá-la como Mãe de toda a ternura nos teus sofrimentos de filho, imitá-la como Mestra sábia e forte nas horas escuras e difíceis do teu caminho terreno.

Oferta de lágrimas através de Maria

Oferece hoje mesmo, pelas mãos de Maria, as tuas lágrimas juntamente com as dela à Justiça divina em espírito de purificação para a tua alma e de reparação pelos pecados dos teus irmãos. Oferece, juntamente com o sangue das divinas chagas de Cristo, as do teu corpo ferido e do teu coração dilacerado em união com os tormentos do Coração Imaculado e Doloroso de Maria.

Fé, paciência e amor diante da Cruz

Tem fé, paciência e amor à tua Cruz, como Ela, a Dolorosa, acreditou, carregou e amou a sua Cruz, que era a do seu Filho divino. Também da tua Cruz, como da dela, germinará alegria e vida.

Encorajamento aos que sofrem

Coragem, irmão que choras, irmã que sofres, não derramas em vão no caminho doloroso da tua vida as misteriosas sementes de alegria, as tuas lágrimas, as tuas dores. Na tua Cruz, como na de Jesus, que é a de Maria dolorosa e chorosa, há fortaleza, esperança, salvação, vitória, paz, liberdade, alegria, consolação, felicidade.

Nossa Senhora das Lágrimas está contigo. Os dias de lágrimas terminarão, os dias da alegria que virá, não terão fim.

Ó Mãe das Lágrimas, do céu rainha,
Sob teu manto sagrado, buscamos abrigo;
Nas horas de dor, tua presença afina
O fardo pesado, o coração amigo.

Em cada gota que dos olhos teus cai,
Vemos um mar de amor e compaixão;
Nas provações da vida, a ti recorremos, aí,
Buscando em tuas lágrimas, consolação.

Maria, fonte de esperança e luz,
Tua dor, transformada em intercessão,
Leva-nos ao teu Filho, Jesus,
Fonte eterna de toda redenção.

Nas tuas lágrimas, um rio de graças flui,
Purifica-nos, nos faz renascer;
Ó Mãe Dolorosa, a ti concluímos,
Em teu amoroso olhar, queremos nos perder.

Que cada lágrima tua seja semente
De fé, esperança e caridade no coração;
Que, sob teu amparo, constantemente,
Caminhemos rumo à eterna salvação.

Nossa Senhora das Lágrimas, ouve nossa prece,
Neste vale de lágrimas, sê nosso consolo e guia;
Com tua mão materna, nos aquece,
Conduz-nos ao porto seguro, a alegria.

Amém.

Related Articles

A alegria materna e divina: reflexões sobre a felicidade através de Maria

Explore a profunda conexão entre Maria, a Mãe de Jesus, e a alegria verdadeira e eterna. Este artigo mariológico ilumina o papel de Maria como fonte de consolo e esperança, refletindo sobre sua vida como um modelo de fé, amor e entrega à vontade de Deus. Descubra como Maria transforma dor em amor e ensina a encontrar alegria duradoura na fé e no serviço aos outros. Junte-se a nós nesta jornada inspiradora para entender melhor o significado da ‘Mãe da alegria’ e da ‘Consoladora dos aflitos’ na história da salvação e na vida dos fiéis.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?