Maria e o primeiro Advento

Em Maria culmina a esperança dos povos desde o início da humanidade até todo o caminho dos povos e em particular o caminho do povo de Israel. Todas as preparações, prefigurações e graças que preencheram o Antigo Testamento convergem em Maria. Pode-se dizer, com pleno direito, que nas vésperas da vinda de Cristo, Maria se retoma em si mesma e cumpre a expectativa de todos os séculos que a precederam. Por isso ela pode engrandecer o nome do Senhor e reconhecer que por ela e nela o Senhor já estendeu o poder do seu braço: «Ajudou a Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia, conforme havia prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre» (Lc 1,54-55).

Maria representa o ápice de toda a ação educativa de Deus a favor de Israel

A obra de Deus no Antigo Testamento consistia essencialmente em fazer o povo eleito passar de uma condição carnal, grosseira e diferente do seu projecto, a uma condição mais espiritual, de maior disponibilidade, pureza e conformidade com a sua palavra em tais modo a constituir um Templo, uma Morada digna para acolher o Salvador e experimentar e celebrar os acontecimentos últimos da redenção e do dom do espírito messiânico no momento da sua realização. Esta obra é realizada em Maria.

Ao longo do Antigo Testamento realizou-se uma longa e progressiva ação educativa para introduzir Israel na verdadeira fé, na fé do único Deus. Basta recordar a grande profissão de fé de Israel:

«Escuta, Israel: o Senhor é o nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6,4-5).

Ao mesmo tempo, a obra educativa de Deus visava fazer compreender cada vez mais claramente que o desígnio divino era um desígnio universal que ia além dos limites da raça de Israel, além dos limites pretendidos pelo povo judeu. 

Basta recordar os grandes anúncios dos profetas:

«Levanta-te, veste-te de luz, porque vem a tua luz, a glória do Senhor brilha sobre ti… 
Os povos caminharão à tua luz,
os reis pelo esplendor de sua ascensão.
Levante os olhos ao redor e veja:
todos eles se reuniram, eles estão vindo para ti.
Teus filhos vêm de longe,
tuas filhas são trazidas nos braços» (Is 60,1.3-4).

Esta obra educativa, destinada a fazer compreender que Deus é um só e deve ser amado sobre todas as coisas, destinada a dar a conhecer o desígnio de Deus para a humanidade – um desígnio universal de salvação – culmina no coração da Virgem. 

Se por um lado Maria foi preparada por toda a caminhada do povo hebreu e representa a flor maravilhosa que desabrochou no meio de Israel no final da ação de Deus nos corações dos patriarcas e das santas mulheres.

Em sentido contrário, o Antigo Testamento, nos profetas e nos sábios de Israel, converge e se reúne em Maria numa inspiração mais ardente, numa preparação espiritual mais plena e imediata para a vinda do Redentor. 

Em Maria podemos contemplar o magnífico resultado desta ação educativa de Deus. A Mãe de Jesus exprime a plenitude e o cumprimento de toda a mudança que a presença de Deus iria trazer. Como diz Isaías «todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas» (Is 40,4). Tendo chegado o tempo de Maria, pode-se agora dizer com toda a verdade que todo vale é aterrado, toda colina é rebaixada. A Virgem é o caminho por onde o Senhor poderá caminhar para se apresentar à humanidade, para levar a todos o boa notícia da salvação:

«Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, 
que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, 
que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52,7).

Graças a esta filha de Sião, cumpre-se o anúncio dos profetas, chega ao fim a promessa feita a Israel, à sua plena manifestação:

«como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre» (Lc 1,55).

Maria constitui a inauguração já em curso da plenitude dos tempos:

«quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos» (Gal 4,4-5).

Observe-se como, nesta passagem, o nascimento do Filho de Deus de uma mulher está ligado ao nascimento dos filhos adotivos: passamos da plenitude dos tempos em que o Filho de Deus nasce de uma mulher ao nosso nascimento, ao sermos redimidos, libertos, para sermos agora introduzidos na filiação adotiva de Deus:

«Nascidos sob a lei para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de recebermos a adoção de filhos» (Gal 4,4-5).

Já podemos ver neste texto como o mistério de Maria está inseparavelmente ligado não só ao mistério da vinda do Salvador ao mundo, mas também ao mistério da nossa libertação e do nosso renascimento batismal como filhos. «Filhos no Filho», como Santo Agostinho gostava de repetir. E aqui devemos fazer um esforço para perceber em todo o seu realismo o mistério de Deus que se fez homem na história, devido ao fiat de Maria. 

O acontecimento decisivo da história

Com a encarnação acontece em Maria o acontecimento decisivo da história e através de Maria, no mundo. Talvez estejamos demasiado habituados a contemplar este mistério, tanto que já não nos maravilhamos. Na realidade, o fato de o Filho de Deus, por meio de Maria, irromper na história é o acontecimento decisivo e absolutamente único da história. Nada jamais será tão importante quanto este evento.

Nenhuma evolução, nenhum progresso científico, nenhuma invenção, nenhuma revolução poderá nos trazer algo minimamente comparável à encarnação, tão grande, tão decisiva para a condição humana, quanto à vinda de Deus entre nós. São João expressa este mistério inefável em um versículo de menos de dez palavras: «E o Logos se fez carne e armou sua tenda entre nós» (Jo 1,14).

Apenas um versículo para expressar o acontecimento fundamental, absolutamente único e decisivo na história do mundo: um acontecimento que muda qualitativa e ontologicamente a condição do homem na terra, pois é o acontecimento que torna possível a participação do homem na vida de Deus, na vida do Filho Unigênito de Deus:

«Mas, a todos quantos o receberam, 
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, 
nem da vontade da carne, 
nem da vontade do homem, mas de Deus»
(Jo 1,12-13).

O mistério de Maria está no centro deste acontecimento. Ela é a primeira a beneficiar disso, assim como este acontecimento se realiza na história, pela Virgem de Nazaré, assim também através dela cada um de nós pode beneficiar dele.

A presença de Maria no culto do Advento

E esta é a razão da nossa profunda veneração por Maria, a tarefa histórica e única que ela teve na economia da salvação, uma tarefa absolutamente irrepetível. A presença de Maria no culto não deriva, como alguns querem fazer crer, de uma espécie de sublimação da feminilidade ou da maternidade, em analogia ao que ocorre em algumas religiões naturais.

A presença de Maria no culto da Igreja nasce do fato historicamente comprovado, absolutamente singular e irrepetível, pelo qual esta mulher foi chamada a ser a Mãe do Filho Unigênito de Deus feito homem. Esta é a razão da presença de Maria no culto, e nada mais: deriva do fato de que ela é a Theotokos, como afirma a fé da Igreja desde os primeiros séculos.

Este é o fato essencial e decisivo, a motivação da nossa veneração e da presença de Maria na nossa liturgia. «Nasceu da Virgem Maria», proclamamos no Credo Apostólico. «Ele encarnou no ventre da Virgem Maria e se fez homem», repetimos no Credo niceno-constantinopolitano.

Os caminhos de Deus não conhecem volta nem arrependimento, Maria mantém para com cada homem e para com cada membro do Corpo de Cristo a mesma tarefa que tinha para com Cristo e para a realização do seu mistério de salvação.

Deus é fiel 

A tarefa que outrora Maria teve na história continua até hoje, e continuará a ter para sempre. Assim como teve uma eminente missão no nascimento de Cristo, assim mantém uma eminente missão no nascimento dos novos filhos de Deus no Batismo da Igreja.

Maria é perpetuamente Mãe, é Mãe da Igreja e Mãe de cada um de nós. Mas, para poder compreender este mistério da maternidade atual de Maria, é preciso referir-se por um momento à maternidade universal de Maria, através da qual Maria é a Mãe dos povos. Só depois poderemos compreender a grandeza desta maternidade de Maria referida a cada batizado, a cada homem que «nasce da água e do Espírito» (Jo 3,5) e ao caminho batismal e espiritual de cada batizado.

Oração coleta do dia 21 de Dezembro

Atendei, Senhor, a oração do vosso povo,
que se alegra com a vinda do vosso Filho
na humildade da nossa carne,
e concedei-nos o dom da vida eterna
quando Ele vier na sua glória.
Ele que é Deus e convosco vive e reina,
na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.

Related Articles

A convergência da esperança e a culminação do desígnio divino em Maria

Explore como Maria simboliza a culminação da esperança humana e a realização das promessas divinas no Antigo Testamento. Este artigo profundo revela o papel central de Maria na educação espiritual de Israel e sua conexão única com o advento do Salvador. Descubra a importância de Maria na história da salvação, desde sua preparação profética até sua influência contínua na liturgia cristã e na adoração durante o Advento. Junte-se a nós nesta jornada espiritual para entender melhor como a fé, a redenção e a encarnação se entrelaçam no mistério de Maria.

Imaculada Conceição: celebração da digna morada de Deus

A Imaculada Conceição só tem sentido em relação ao nascimento de Cristo. A celebração do advento, além de obedecer a razões de tempo, calculadas em relação à Natividade de Maria, insere-se neste período de preparação imediata, porque a Imaculada Conceição foi a última e imediata preparação para o evento da Encarnação do Filho de Deus.

Maria: o eco da fé no silêncio da Escuta

Explore a dimensão teológica de Maria no Advento neste artigo envolvente, que analisa sua exemplar escuta e resposta à Palavra de Deus. Descubra como a Virgem Maria, na sua humilde obediência e fé profunda, se torna um modelo espiritual durante o Advento, refletindo sobre a sua maternidade divina, o paralelismo com Abraão, e o significado da metanóia na fé cristã

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?