De João Batista a Maria: os pobres de YHWH

A pregação do Batista

João Batista em seu ministério recolhe os fios desses anúncios e os leva adiante: a sua mensagem é a do evangelho: a metanóia ou conversão. A sua ação identifica-se com a imagem que temos dele: pode-se afirmar que, como Jeremias, também ele é um tipo de Cristo. A ideia que para ele fundamenta a preparação imediata para a vinda do Messias e o anúncio do reino é a síntese de todo o movimento e de toda a pregação profética: 

  • inversão de mentalidade;
  • caminho reto rumo ao dia do Senhor;
  • vigilância na expectativa
  • a esperança

Todas estas dimensões devem ser ao mesmo tempo a situação espiritual e o comportamento do povo que acolhe a sua pregação:

«preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas» (Mc 1, 1-3).

João se apresenta como arauto da boa nova, pregando a palavra de Deus com poder irresistível. Personagem central da liturgia do Advento, ele é o precursor do Messias, tanto que este tempo recebe a definição de sua pessoa carismática, de sua figura profética e de sua ação habitada e movida pelo Espírito. A sua vida no deserto recorda e recorda Israel às suas origens, onde deve regressar cada vez que reflecte sobre a sua identidade e missão, para recomeçar depois das repetidas violações da aliança (cf. 1 Reis 19, 1-18).

A sua pessoa e a sua vida impressionaram fortemente o povo a ponto de ser considerado até mesmo Elias ressuscitado que vem premonitar o povo à medida que se aproxima o fim dos tempos (Jo 1,21; Mt 17,10-13). Jesus, por sua vez, dará testemunho dele como o maior nascido de mulher e como sua maior testemunha (Mt 11,11). A demonstração suprema de João não será a da palavra, mas o martírio (Mt 14,1-12).

Os evangelistas se preocupam em destacar os traços que o precursor tem em paralelo com Cristo. Sintomático e surpreendente é o fato de, como aconteceu com Jesus, João será ouvido pelos publicanos (Lc 3,12-13), enquanto os judeus, fariseus e chefes do povo se lhe opunham com obstinada recusa (cf. Jo 1,19ss).

A sua palavra, tão impetuosa, tornar-se-á, num segundo tempo, o anúncio da presença de Cristo:

«Existe um entre vós que não conheceis» (Jo 1,26).

«Ele não era a luz, mas devia dar testemunho da luz» (Jo 1,8).

De Jesus de Nazaré, João será o batizador, mas também a testemunha na teofania:

– da investidura messiânica

– da apresentação ao mundo das credenciais divinas.

Resumindo

A pregação de João Batista inclina-se para a visão do Messias escatológico. Estamos agora em posição de distinguir cronologicamente entre as duas manifestações vindouras de Cristo, aquela na carne e a parusia. Deve-se reconhecer que o Batista viu bem o destino de Israel. Também do ponto de vista histórico-político anunciou ao seu povo a hora fatídica da visita de Deus e, como Cristo, destacou os sinais dos tempos. Mas os olhos e corações de muitos de seus contemporâneos permaneceram obtusamente e teimosamente insensíveis e fechados.

As exortações dos escritos apostólicos 

A estes temas acrescentam-se, completando-os, as releituras do Novo Testamento que encontramos nos Cartas dos Apóstolos lidas nas liturgias dominicais. Eles atualizam e resumem, à luz da plenitude da Revelação, toda a preparação do Antigo Testamento, mostrando a sua conclusão e ilustrando a época da plenitude dos tempos. Estas catequeses são acompanhadas de exortações à espera, à vigilância, à purificação do coração. Estas admoestações radicam-se num sentido penetrante da história, em que a sensibilidade escatológica se faz sentir muito viva.

A situação de advento permanente em que vive a Igreja não tolera discípulos viciados. Os cristãos devem ter uma sensibilidade aguda para os tempos em que vivem e para a transformação da sociedade. É uma falta inadmissível que os discípulos não tenham conhecimento dos acontecimentos salvíficos de que são testemunhas: a fase final da salvação e do juízo já está iminente.

Emblemática de todas é a exortação de Paulo (Rm 3,11-14) a caminhar na luz para encontrar Cristo, lida no 1º domingo do Advento, assume um significado programático:

«Não há um só que tenha inteligência, um só que busque a Deus. Extraviaram-se todos e todos se perverteram. Não há quem faça o bem, não há sequer um (Sl 13,1ss). A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas enganam; veneno de áspide está debaixo dos seus lábios (Sl 5,10; 139,4). A sua boca está cheia de maldição e amargor (Sl 9,28)».

Os Pobres de YHWH

João não é um personagem isolado no meio de uma massa surda, com a mente cega e o coração voltado para outros pensamentos. Os evangelhos da infância nos apresentam um conjunto de personagens que compõem o ‘remanescente/resto de Israel’ – o verdadeiro Israel – que se manteve fiel à aliança e aguarda o cumprimento de suas promessas. Homens justos e piedosos, com coração de pobre, autênticos herdeiros das bênçãos divinas dadas aos Patriarcas, entre tantos desvios e infidelidades do povo, reconheceram e experimentaram, com paciência, a fidelidade e a misericórdia de Deus.

José, Zacarias e Isabel, os idosos Simeão e Ana, os discípulos do Batista, os que são batizados por ele, os pastores de Belém e também os magos do oriente pagão estão preparados para os maiores acontecimentos da redenção. Estes são os modelos que o Advento nos oferece.

Entre todos, a Virgem de Nazaré se destaca. É ela que, como ponto avançado não só do seu povo, mas de toda a humanidade, experimentou mais e melhor do que ninguém o cumprimento das promessas e a vinda do Redentor. De fato, Maria «se destaca entre os humildes e pobres do Senhor, que com confiança esperam e recebem d’Ele a salvação. Com ela, sublime filha de Sião, depois da longa espera da promessa, cumprem-se os tempos e estabelece-se uma nova economia quando dela o Filho de Deus assumiu a natureza humana, para libertar o homem do pecado com os mistérios da sua carne» (Lumen Gentium 55). Nela, que totaliza a preparação espiritual de Israel, convergem todas as autênticas aspirações do seu povo, toda a humanidade está envolvida em sua experiência, a Igreja se encontra inteiramente nela.

Oração de Adrienne von Speyr de 1954

Maria espera a criança que já está ali.
Vive a promessa do Natal, mas sabe que desde que disse o seu sim, tudo já foi cumprido.
A sua expectativa não é um vazio que só depois será preenchido: já faz parte da plenitude de Cristo, que se revelará com o seu nascimento.
E ela será a primeira a poder contemplá-lo.
Em toda expectativa humana há uma certa apreensão: na maioria das vezes o homem não sabe se no momento decisivo será capaz de resistir, de corresponder, não sabe se preparou tudo devidamente para que o acontecimento que se aproxima adquira a forma certa e adequada.
Maria, por outro lado, tem certeza de que o filho que espera é Deus em pessoa.
O Pai enviou-lhe o anjo para anunciá-lo.
E com o seu consentimento ela participa desde o início do que está por vir; não há necessidade de se preocupar ou se dar a qualquer agitação. 
Aquele que vem é. 
E quem vem é Deus.
Ele traz a realização que ele mesmo é, e com isso ele também oferece a possibilidade, para aqueles que estão com ele, de suportar e corresponder.
A chegada iminente torna-se cada vez mais sensível para a Mãe com o passar do tempo.
E ao mesmo tempo ela vê cada vez mais claramente os homens à luz da redenção que está por vir.
Para ela, agora aquilo que o Filho fará um dia é como se estivesse presente n’Ela; e assim ela participa de tudo o que irá acontecer da maneira mais íntima.
Não é a isto que se dirigem os seus pensamentos, mas apenas para o que o Filho realizará.
Ela é apenas um ponto de partida, numa concentração voltada para o dom de si e na expectativa da realização de Deus.

Related Articles

A Virgem da escuta no Advento

O Advento, em sua função de preparação, já apresenta uma doutrina mariana muito marcante. A presença de Maria no culto da Igreja no Advento tem as suas raízes nas realidades teológicas, no centro das quais se situam a sua vocação e a sua missão. A mãe integra-se perfeitamente na celebração do mistério do Filho, conferindo-lhe um acentuado cunho espiritual e contemplativo.

Maria: o eco da fé no silêncio da Escuta

Explore a dimensão teológica de Maria no Advento neste artigo envolvente, que analisa sua exemplar escuta e resposta à Palavra de Deus. Descubra como a Virgem Maria, na sua humilde obediência e fé profunda, se torna um modelo espiritual durante o Advento, refletindo sobre a sua maternidade divina, o paralelismo com Abraão, e o significado da metanóia na fé cristã

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?