Coração de Maria no Primeiro Milênio

Os Padres da Igreja e os escritores eclesiásticos do primeiro milênio 

Se, em certo sentido, a devoção ao Imaculado Coração de Maria pode ser considerada bastante recente, por outro, tem raízes profundas na Idade Média e nos Padres da Igreja, especialmente os latinos. O platonismo levou alguns Padres, como Orígenes e seu discípulo Gregório de Nissa, a identificar o coração com a inteligência. Os padres latinos se movem principalmente nessa linha; mas Agostinho, ao lado da interpretação do termo bíblico coração como pensamento, situa aquilo que nele vê a totalidade do homem, ou melhor, a intimidade mais profunda, o centro originário e fundamental do ser humano.

Os Padres, tanto gregos como latinos, retomaram e desenvolveram em profunda reflexão sobretudo os textos lucanos mencionados acima. Entre os padres gregos, lembramos um texto atribuído a Gregório que afirma que Maria

(Homilia 2, PG 10,1169-1170).

“guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração; como se fosse o vaso e o receptáculo de todos os mistérios

(Planctus s. Mariae, PG 114.216).

Também podemos citar Simeão Metafraste que, no final do primeiro milênio, testemunhou uma longa tradição oriental que vê no coração de Maria o lugar onde a paixão de Jesus se reproduz de alguma forma: enquanto o seu lado estava sendo dilacerado, no mesmo tempo também foi perfurado meu coração!… “

(De virginibus 2,7, PL 16,220).

Entre os padres latinos, Ambrósio frequentemente nos convida a imitar o Coração de Maria: Ela era virgem e humilde de coração e o que Maria fez, você também faz em seu coração

Agostinho, comentando

Lc 8,19-21

«e foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam»,

afirma que

«se Maria foi bem-aventurada por ter concebido o corpo de Cristo, foi mais bem-aventurada por ter aceitado a fé em Cristo».

Mais adiante, referindo-se a

Lc 11,27-28:

«enquanto Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou. Ele respondeu: antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem»,

acrescenta:

(De sancta virginitate 3, PL 40.398).

«a maternidade divina não teria valor para Maria se ela não tivesse levado Cristo no coração quando gerou na carne» [materna propinquitas nihil Mariae profuisset, nisi feliceus Christum corde quam carne gestasset]

O tema agostiniano da concepção de Cristo pelo coração e pela fé (corde, fide), é posteriormente retomado e ilustrado por autores medievais, entre os quais se destacam: Rupert de Deutz (1075-1129), Hugo de São Vitor (1096-1141), São Boaventura (1217-1247). Este último afirma:

(Comentário ao Evangelho de São Lucas 1,67).  

desde então [Maria] concebeu a palavra da fé em seu coração, em seu seio concebeu o Filho de Deus

(Mt 5, 3-12; Lc 6,20-26).

Quando nós afirmamos bem aventurada Maria devemos compreender que a vida na terra é uma ascensão à bem-aventurança do reino dos céus. Todos os homens aspiram à felicidade e a todos Deus promete a felicidade eterna. A bem-aventurança proclamada por Jesus no Sermão da Montanha anunciou a felicidade especialmente para os pobres, os aflitos, os perseguidos.

(Mt 11,29).

Os fiéis das primeiras comunidades cristãs a bem-aventurança apareceu como sinal de reconhecimento do Messias, que veio para inaugurar o tempo de alegria para os os fiéis e manifestar em seu coração humano a ternura do coração de Deus. Eis o pensamento de Orígenes: «Jesus, todas as bem-aventuranças que ele anunciou no Evangelho, ele os confirma com seu exemplo, e seu ensino prova isso com seu testemunho. Ele diz: Bem-aventurados os mansos, e a isto acrescenta algo pessoal: aprendei de mim que sou manso.

(Ef 2,14-16)

Bem-aventurados os pacíficos: e quem é tão pacífico quanto meu Senhor Jesus, que é a nossa paz, que fez cessar o ódio e o destruiu em sua carne?

(Comentário a Lucas 38).

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça; ninguém sofreu perseguição por justiça como o Senhor Jesus”

A verdadeira aliança é selada com Jesus no coração dos fiéis:

Salve, fonte de fluxos imortais,
Salve, castiçal de luz sempre aceso,
Salve, raiz incorrupta de prazer indescritível,
Salve, indescritível porta de luz que nunca termina,
Salve, terra que nutre os corações dos fiéis,
Salve, mesmo que nos afundemos nas multidões de inimigos,
Salve, tu fazes o mundo feliz com teu parto,
Salve, tu exaltas o firmamento com a tua dormição,
Salve, tu iluminas a multidão dos fiéis,
Salve, tu dispersas as multidões de inimigos,
Salve, para ti a terra se transformou em céu,
Salve, para ti a natureza foi salva,
Ave, Virgem e Esposa.

Related Articles

O Coração de Maria no II milênio

A primeira oração dirigida ao coração de Maria surge no século XII: o beneditino alemão Egberto de Schönau (m. 1184), irmão da famosa vidente Isabel de Schönau (m. 1165), deixou-nos uma oração que não se dirige apenas a Maria, mas ao seu coração, que de certa forma se personifica:

Coração de Maria na Bíblia

Folheando um bom Léxico de Palavras da Sagrada Escritura, chama a atenção a multiplicidade de sentidos figurativos, expressões idiomáticas, expressões populares e até provérbios que têm a palavra “coração” como ponto de referência. A noção de coração também ocupa um lugar central na religião, misticismo e poesia de todos os povos. 

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?