A Virgem-Mãe, Profeta e Igreja no Advento

Maria é a mulher da plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4-7): fecha uma era e abre-se o futuro.

O poder misericordioso e fiel de Deus havia se manifestado, diante da Virgem, como outrora havia dado filhos carismáticos a mulheres estéreis, chamadas para salvar o povo: 

  • Isaac de Sara, 
  • Sansão de Manoá, mulher de Manoá, 
  • Samuel de Ana, 
  • João de Isabel. 

Lucas evoca o nascimento de João Batista (cf. Lc 1,7 «mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada») para evidenciar a excepcionalidade incomparável da eleição de Maria: ser mãe não mais de um salvador, mas do Salvador (Lc 1,32-33 «Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim»). 

Desta forma, destaca-se a maternidade divina como expressão esplêndida do amor soberano de Deus «por nós, homens, e pela nossa salvação». Querendo redimir profundamente a nossa humanidade, Deus se solidarizou conosco em tudo, entrando na linhagem de Adão e passando por Maria.

Por isso a Igreja, desde o Concílio de Éfeso (431), confessa que a Virgem é a mãe de Deus: é o realismo e a concretude com que reconhece a humanidade do Verbo, no qual Deus desce para tocar cada homem no mais profundo e íntimo, onde todos estão feridos.

A Virgindade Profética

Maria realizou a antecipação do celibato pelo reino de Deus não no sentido de um voto mas no consenso a uma plenitude de vida da qual ela é testemunha permanente de que o seu Filho é Deus e homem. Não é uma questão de pureza legal ou até mesmo moral, ou fuga do mundo como era os essênios, ou o espírito asiático de ascetismo. 

O sentido da virgindade deve ser colocado no ápice do ímpeto e da tensão escatológica do movimento suscitado pela profecia. Assim, Maria foi a primeira a experimentar a plena liberdade e abriu caminho a quem renuncia às coisas do mundo na perspectiva do cem vezes que, daqui da terra, se encontra em Deus (cf. Mt 19,29 «e todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna»). Essas cem vezes são os bens messiânicos, ou seja, o Filho, Deus-conosco, já simbolizado em YHWH presente na arca da aliança.

Anunciação e Encarnação são os componentes que determinam a vida de Maria, imprimindo-lhe um caráter indelével. São fatos que exigem dela uma virgindade absoluta, da qual a integridade física é sinal. A virgindade da Mãe de Deus implica uma doação radical e exclusiva de toda a sua pessoa a Deus, em total disponibilidade, que permite ao Espírito plasmar o seu corpo e o seu coração. Tendo-se tornado pura disponibilidade, a Virgem pode ser o templo da nova aliança, para iluminar o mundo e a história com uma nova luz.

Como aconteceu com a Virgem, purificada e santificada pelo Espírito desde o momento da concepção e cheia da bênção e da santificação pelo Espírito do anúncio do anjo, assim deve ser para a igreja e os cristãos. A virgindade de Maria, que reflete a existência de Cristo, é o espelho para o qual o fiel deve olhar para conformar a sua vida aos impulsos do Espírito. Com efeito, apesar de toda a preparação ótima possível, a palavra-vontade de Deus irrompe sempre insuspeita e inesperadamente, com necessidades imprevisíveis que, em todo o caso, exigem respostas sem precedentes. Não é possível, à luz da razão e apenas com as forças humanas, compreender e aceitar as realidades divinas até às suas últimas consequências. Maria, com o seu fiat, depois da obediência existencial de Jesus (cf. Heb 10,5ss), chegou ao ponto mais alto.

A Virgem-mãe, tipo da Igreja

No cumprimento da expectativa profética – depois do prolongado e intenso diálogo entre Deus e o homem – coloca-se a fé de Maria, que acolhe a palavra, concebe o Verbo de Deus e se torna princípio e sinal dos redimidos, realidade e modelo da Igreja.

Ao contemplar as maravilhas que Deus nela realizou, a Igreja perscruta, de algum modo, o seu ser e a sua história. Se existe um momento em que a Virgem Mãe se manifesta claramente como tipo da igreja, é durante o ciclo natalino. Este tema será desenvolvido sobretudo no tempo pascal e nas grandes festas marianas.

O evangelho da infância em Lucas se assemelha muito ao evangelho da infância da igreja, os Atos dos Apóstolos:

  • o Espírito que realiza o primeiro Pentecostes sobre Maria (Lc 1,35 «descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus»), e é o mesmo que vem repousar sobre os apóstolos (At 1,8 «mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra»); 
  • Maria sai às pressas (Lc 1,39 «naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel») e os discípulos saem do cenáculo e começam a anunciar a palavra de Deus e a ressurreição dos mortos porque não podem calar o que viram e ouviram: Atos 5,20 «Ide, apresentai-vos no templo e anunciai às multidões todas as palavras da Salvação!».

A visita a Isabel responde ao impulso que deriva deste proto-Pentecostes: Maria é modelo da disponibilidade do Espírito à missão por causa do Evangelho. O impulso que a anima está na base do impulso fundamental do Filho que vem ao mundo, como disponibilidade para a vida e para a morte, precisamente porque movido pelo Espírito (cf. Lc 3,2 «E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados»; Lc 4,1 «E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto»).

Os evangelhos da infância também destacam, à sua maneira, a obra do Espírito. Encontramos esta ação em relação sobretudo à virgindade fecunda de Maria. A Virgem que crê no Arcanjo e concebe é já a origem da Igreja, ainda antes de Pentecostes. A virgindade torna-se o sinal que caracteriza o novo tempo, o do Espírito. Desde o início, por meio de Maria, a Igreja recebe esta conotação espiritual juntamente com a de mãe, constituindo-se como Virgem por eleição de Deus e como Mãe pelos filhos adotivos pelo Espírito em Cristo que gera pelo Batismo.

Oração final

Hino da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Raiz judaica floresce,
a virgem mãe dá à luz.
Maria ao mundo oferece
Quem vem salvá-lo: Jesus. 

No manto azul agasalha
e envolve o Filho de Deus.
Reclina em berço de palha
quem com seu Pai fez os céus.

O mesmo que lei nos dera,
nasce debaixo da lei.
O leite materno espera,
escravo torna-se o rei.

Desponta um sol mais fecundo,
da morte funde os grilhões.
Maria traz Deus ao mundo,
vinde adorá-lo, nações!

Ao Pai e ao Espírito unido,
Filho de Deus, luz da luz.
Por virgem mãe concedido,
vos adoramos, Jesus!

Related Articles

Maria: a interseção divina e humana na história da salvação

Exploração profunda do papel singular de Maria na teologia cristã, destacando sua maternidade divina e virgindade profética. Este artigo aborda como Maria, em sua interseção entre o divino e o humano, simboliza a plenitude dos tempos, refletindo o plano redentor de Deus. Analisamos sua figura como um modelo para a Igreja e os fiéis, mostrando sua importância tanto na história da salvação quanto no exemplo de fé e obediência.

Maria Filha de Israel – Análise dogmático-litúrgica

Hoje começa a nossa novena, iremos percorrer a verdade da história da Imaculada Conceição, ou seja da Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Muitas histórias nós ouvimos, sobre como foi encontrada, os milagres, o Santuário, a arte mariológica que cresce de dia para dia. Mas no meio de tudo isso nós hoje vamos recuperar ao longo da novena a história da salvação que celebramos na liturgia de hoje. Maria, Filha eleita da estirpe de Israel.

Maria na Anunciação – Análise dogmático-litúrgica

Neste segundo dia de Novena, nós vemos a promessa de Aliança concretizada em Maria diretamente, é feita memória no dia 25 de Março, 9 meses antes do Natal, no 4º Domingo do Advento.
Nos santuários Marianos quando celebramos este momento crucial da história da salvação nós celebramos a Incarnação do Verbo no ventre de Maria e assim a criação do primeiro santuário cristão: o ventre de Maria. E este Santuário foi o resultado de um Sim!

Nossa Senhora do Advento e o Batismo Cristão

Desde os primeiros momentos até os cumes mais altos da espiritualidade, é sempre Maria quem prepara a vinda de Jesus em nós, que constantemente e plenamente forma Jesus em nós, os batizados. Maria acompanha todo o caminho da regeneração espiritual e do crescimento espiritual em Cristo, desde o seu início até à sua plenitude. 

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?