Santa Maria Mãe de Deus – Análise dogmático-litúrgica

Neste terceiro dia da novena entramos dentro do mistério admirável: Deus Pai envia Deus Filho para resgatar aqueles que estavam sob o domínio da Lei. E tudo isto acontece quando Jesus nasceu de Mulher! Centro da contemplação da vida da Igreja orante: Jesus o Sacramento inefável do Pai, nasceu de mulher e se oferece a quem ouve a Palavra e assim salva. 

A expressão nascido de mulher é a mais antiga referência cronológica a Nossa Senhora. O Filho de Deus nasceu como todos de uma mulher, na fragilidade, na debilidade de todo o homem que nasce mas não assume um elemento: o pecado. 

Mas porquê a incarnação? Porque dessa forma os escravos que nasceram debaixo da lei são resgatados. Como? pela Cruz, mas antes da Páscoa, o Pai envia o Filho que nasce de mulher, debaixo da lei que nos torna escravos e nos leva para a liberdade através da filiação. Assim todos podemos estar perante Deus sem o medo, em comunhão com o Filho do Pai e de Maria: Jesus Cristo.

E nós? Ao celebrarmos somos memória da mulher porque ao escutarmos a Palavra, nos tornamos contemplativos.

No Evangelho os pastores vieram adorar Jesus, os anjos anunciaram, os pastores peregrinaram ao local indicado e encontraram a Sagrada Família, depois disso: glorificaram e louvaram a Deus por tudo aquilo que tinham visto e ouvido.

E Maria, sabendo que o Filho é Deus, sabendo que foi reconhecido como Deus feito homem, conserva estas coisas no seu coração. Maria indaga as palavras e os gestos de Jesus. A maravilha a admiração até mesmo o temor para a Mãe é objeto de Meditação.

Pensemos um pouco o que é meditar?

Juntar os diversos sinais recolhidos ao longo do caminho, as palavras que romperam o silêncio de Deus, os eventos que assinalavam a vida do Filho, nas esperança de encontrar uma forma de decifrar o significado de tudo aquilo.

Foi isto que fez Paulo, na primeira leitura, é isso que faz Maria em São Lucas por duas vezes (Lc 1,19.51). Ainda que no caso da Virgem temos um acrescento: tudo acontece a partir de dentro dela, não são acontecimentos exteriores que são lidos por terceiros, ela é protagonista do Deus na história, a Filha do Pai medita: o significado dos mistérios de Cristo. Ela é guardiã de uma memória, a do Povo que procura a Sabedoria de Deus, procura  conhecimento, a compreensão, a interioridade, a espiritualidade. 

E onde se pode encontrar?

Nos acontecimentos de cada Palavra e de cada Evento do seu Filho Jesus. 

O Deus conosco do segundo dia da Novena continua a ser o Sinal, por obra do Espírito Santo que se faz carne no ventre de Maria se alcança na plenitude dos tempos no ventre de Maria e ali estava Maria: a ponte da lei à graça, da escravidão à liberdade, e mais tarde da morte à vida pela Assunção.

Related Articles

Maria na Anunciação – Análise dogmático-litúrgica

Neste segundo dia de Novena, nós vemos a promessa de Aliança concretizada em Maria diretamente, é feita memória no dia 25 de Março, 9 meses antes do Natal, no 4º Domingo do Advento.
Nos santuários Marianos quando celebramos este momento crucial da história da salvação nós celebramos a Incarnação do Verbo no ventre de Maria e assim a criação do primeiro santuário cristão: o ventre de Maria. E este Santuário foi o resultado de um Sim!

Maria Filha de Israel – Análise dogmático-litúrgica

Hoje começa a nossa novena, iremos percorrer a verdade da história da Imaculada Conceição, ou seja da Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Muitas histórias nós ouvimos, sobre como foi encontrada, os milagres, o Santuário, a arte mariológica que cresce de dia para dia. Mas no meio de tudo isso nós hoje vamos recuperar ao longo da novena a história da salvação que celebramos na liturgia de hoje. Maria, Filha eleita da estirpe de Israel.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?