RECURRENS MENSIS OCTOBER

 EXORTAÇÃO

APOSTÓLICA

DE SUA SANTIDADE

com a qual o Episcopado, o clero e o povo da Igreja Católica são fortemente exortados a invocar a ajuda da Bem-Aventurada Virgem Maria com a recitação do Santo Rosário durante o mês de outubro para que nos corações dos povos a verdadeira paz brilhe finalmente no mundo

Papa PAULO VI  

Venerados Irmãos e Filhos Caríssimos,

Saudações e Bênção Apostólica

Introdução

1. O retorno do mês de outubro oferece-nos a oportunidade de convidar novamente todo o povo cristão a praticar uma forma de oração justamente cara à piedade católica e que nada tem a perder da sua relevância nas dificuldades da hora presente: pretendemos falar do Rosário da Santíssima Virgem Maria.

2. A intenção que queremos propor este ano a todos os nossos filhos, porque parece mais urgente e mais grave do que nunca, é a da paz entre os homens e entre os povos. Apesar de alguns progressos e esperanças legítimas, os conflitos mortais ainda continuam, surgem novos “pontos quentes” e até os cristãos que apelam para o mesmo Evangelho de amor são vistos em luta entre si. Dentro da Igreja, surgem desentendimentos entre irmãos que se acusam e se condenam mutuamente. Por isso, é mais urgente do que nunca trabalhar e rezar pela paz.

3. Um aniversário também nos convida a fazê-lo com maior confiança, o quarto centenário da Bula Consueverunt Romani Pontifices (Bull. Ord. Praed., T. V, p. 223, 17 de setembro de 1569), com a qual São Pio V definiu a forma do Rosário ainda em uso hoje, em uma época de turbulência para a Igreja e para o mundo. Fiéis a esta santíssima herança, da qual o povo cristão nunca deixou de extrair força e coragem, exortamos o clero e os fiéis a pedirem com insistência a Deus, por intercessão da Virgem Maria, a paz e a reconciliação entre todos os homens e todos os povos.

POR QUE ORAR A MARIA PELA PAZ

1. A paz é certamente obra dos homens. O bem comum de todos deve ser a preocupação constante de todos, especialmente daqueles que têm a responsabilidade dos Estados e da comunidade dos povos. Mas quem não tem a sua quota de responsabilidade no que diz respeito à vida e à paz de uma família, de uma empresa, de uma associação? Apesar das inúmeras boas vontades, há tantos interesses conflitantes, tantas manifestações de egoísmo, tantos antagonismos amargos, tantas rivalidades opostas. Quem não vê a necessidade de uma ação incessante por parte de cada um e de todos, para que o amor triunfe sobre as discórdias e a paz se estabeleça na cidade do homem?

2. Mas a paz também é obra de Deus. Foi Ele quem incutiu em nossos corações o desejo ardente de paz. É Ele que nos impele a cooperar convosco, cada um segundo a nossa parte, e que sustenta as nossas fracas energias e as nossas vontades vacilantes para este fim. Só Ele pode nos dar uma alma pacífica e consolidar os nossos esforços de paz em profundidade e estabilidade.

3. A oração com a qual pedimos o dom da paz é, portanto, uma contribuição insubstituível para o estabelecimento da paz. É por meio de Cristo, em quem toda a graça nos é concedida (cf. Rm 8,32), que podemos nos preparar para acolher o dom da paz. E como não querer buscar apoio ao longo do nosso caminho na incomparável intercessão de Maria, sua mãe, de quem o Evangelho nos revela que «achou graça diante de Deus»? (Lc 1,30).

4. É a humilde Virgem de Nazaré que se tornou mãe do Príncipe da paz (Is 9,5), daquele que nasceu sob o sinal da paz (cf. Lc 2,14), e que proclamou na perante o mundo: «Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5,9).

Ora, o Evangelho nos ensina que Maria é sensível às necessidades dos homens. Em Caná, ela não hesita em intervir para deleite dos aldeões convidados para um casamento (Jo 2,15). Como poderia deixar de intervir pela paz, por este bem tão precioso, se sabemos invocá-lo com coração sincero?

O Concílio Vaticano II recordou-nos oportunamente: Maria continua a interceder junto do seu Filho pelos seus filhos da terra (Constituição dogmática Lumen gentium, n. 62). Àquele que lhe dirigiu estas simples palavras: «já não têm vinho», respondeu Cristo com generosidade. Como não responder com a mesma amplitude a outra pergunta: «eles não têm paz»?

A NOSSA ORAÇÃO PELA PAZ

1. Se cada um «na medida das suas forças e possibilidades» (Encíclica Populorum progressio, 75) tem o dever de trabalhar pela justiça e pela paz no mundo, cada cristão terá no coração que pedir a Maria para rezar conosco e por nós, para que nos conceda esta paz que só o Senhor nos pode dar (Oração da Missa pela paz). Com efeito, meditando nos mistérios do Santo Rosário, aprenderemos, a exemplo de Maria, a tornar-nos almas de paz, pelo contacto amoroso e incessante com Jesus e com os mistérios da sua vida redentora.

TODOS

2. Rezem todos os filhos da Santa Igreja.

Crianças e jovens, cujo futuro está em jogo, na transformação que perturba o mundo. Que os pais e educadores, e todos os sacerdotes, assumam a responsabilidade de torná-los almas de oração.

Os doentes e os idosos, que às vezes se deixam desanimar em sua aparente inutilidade. Que eles redescubram a força poderosa da oração e se tornem seres amorosos, que atraem pacificamente à fonte da paz.

Adultos, que lutam ao longo do dia. Os seus esforços serão mais frutíferos se vierem de uma vida de oração (cf. Lumen Gentium, n. 21). Tornando-se seguidores assíduos de Maria, eles conhecerão e amarão melhor a Jesus. Muitos de nossos pais na fé tiveram essa experiência vivificante.

As almas consagradas, cuja vida, a exemplo de Maria, esteja sempre mais intimamente ligada à de Cristo, como irradiação da sua mensagem de amor e de paz.

Os bispos e sacerdotes, seus colaboradores. Eles têm a missão particular de «rezar em nome da Igreja por todo o povo que lhes foi confiado, aliás, pelo mundo inteiro» (Cf. Decreto Presbyterorum ordinis sobre o ministério e a vida sacerdotal, n. 5). Como não alcançar, no íntimo segredo de sua oração, a súplica de Maria?

– Neste ardente desejo de paz, que é «fruto do Espírito» (Gal 5,22), todos nós, como os apóstolos no Cenáculo, estaremos unidos «em oração com Maria, Mãe de Jesus» (At 1,14).

POR TODOS

3. Rezaremos por todos aqueles que trabalham pela paz no mundo, desde a aldeia mais humilde até as maiores organizações internacionais. Além do nosso encorajamento e gratidão, eles também têm direito à nossa oração. «Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro da boa notícia, que anuncia a paz, que traz a felicidade, que anuncia a salvação» (Is 52,7).

– Rezaremos para que as vocações de pacificadores, trabalhadores da harmonia e da reconciliação entre os homens e os povos sejam destinadas a todos os lugares. Rezaremos para que de todos os corações, começando pelo nosso, sejam erradicados os sectarismos e os racismos, o ódio e a maldade, que são a fonte sempre renascida de guerras e divisões. Porque se o mal é poderoso, a graça é mais poderosa.

– Vamos orar a Ele que morreu por nossos pecados, para «reunir os filhos de Deus dispersos em unidade» (Jo 11,52). Rezaremos para que se estabeleça um clima de respeito e confiança mútuos, diálogo e benevolência mútua entre todos os filhos da Igreja. Rezaremos para que, reconhecendo-se como diferentes, todos se vejam complementares entre si, na verdade e na caridade de Cristo, segundo a exortação do grande apóstolo Paulo: «No que depender de vós, vivei em paz com todos os homens… Portanto, não julguem mais uns aos outros… O reino de Deus é… justiça, paz, alegria no Espírito Santo. Procuremos, portanto, o que promove a paz e a edificação mútua (Rm 12,18 e 14,13,17,19).

BÊNÇÃO

1. Nós mesmos, veneráveis ​​Irmãos e filhos amados, não deixaremos de trabalhar e rezar pela paz, porque somos o Vigário de «Aquele que é a nossa paz, em sua pessoa matou o ódio e veio anunciar a paz» (Ef 2,14-15). Com o apóstolo Paulo, sob cujo nome quisemos esconder a nossa pequenez, «exortamo-vos a levar uma vida digna da vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos caridosamente uns aos outros, procurando conservar a unidade do espírito no vínculo da paz» (Rom 4,1-3).

2. A meditação frequente dos mistérios da nossa salvação vos torne pacificadores, conformes à imagem de Cristo, ao exemplo de Maria. Que o Rosário, na sua forma instituída por São Pio V – como nas mais recentes, que, com o consentimento da legítima autoridade, o adaptam às necessidades de hoje – é verdadeiramente, segundo o desejo do nosso amado predecessor João XXIII, «uma grande oração pública e universal, em face das necessidades ordinárias e extraordinárias da santa Igreja, das nações e do mundo inteiro» (Epist. Apost. O convegno religioso de 29 de setembro de 1961, AAS, 53, 1961, p. 646), este Rosário , que é «como uma síntese do Evangelho» (Cardeal J. SALIÈGE, Voilà ta Mère, pages mariales recueillies et présentées par Mgr Garrone, Toulouse, Apostolat de la prière, 1958, p. 40), é «agora uma devoção da Igreja (Paulo VI, discurso de 13 de julho de 1963 aos participantes do III Congresso Dominicano Internacional do Rosário, Insegnamenti di Paolo VI, I, 1963, p. 464).

3. Por meio desta oração a Maria, a Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe, contribuiremos para o cumprimento do voto do Concílio: que «todos os fiéis façam orações insistentes à Mãe de Deus e dos homens, porque ela, que com suas orações ajudou as primícias da Igreja, ainda agora, exaltada no céu acima de todos os bem-aventurados e dos anjos, na comunhão de todos os santos, intercede junto a seu Filho, até que todas as famílias dos povos, tanto os já agraciados com o nome de cristãos, como também os que ainda ignoram o seu Salvador, em paz e concórdia estão alegremente unidos num só Povo de Deus, para a glória da Santíssima e indivisível Trindade» (Lumen Gentium, n. 69).

Com esta intenção, Veneráveis ​​Irmãos e amados filhos, ao convidá-los a rezar com fervor o Santo Rosário durante o mês de outubro, de coração vos concedemos a Bênção Apostólica.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 7 de outubro de 1969, sétimo de Nosso Pontificado.

Related Articles

Convite do Papa João Paulo II à oração do Rosário

Descubra a rica dimensão espiritual do Rosário na visão de João Paulo II com a carta apostólica ‘Rosário da Virgem Maria’. Explore como esta oração milenar serve como uma ponte entre tradição e contemplação, aprofundando a compreensão dos mistérios da vida de Cristo e reforçando a conexão com Maria. Entenda a importância da inovação respeitosa na prática devocional e como o Rosário atua como um compêndio do Evangelho, oferecendo insights para a vida cristã no terceiro milênio.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?