Maria Rainha dos Anjos

https://youtu.be/Bf9FMumt7hU

Maria é a rainha do céu e da terra, rainha dos anjos e dos santos 

A Igreja canta, em seus ofícios, que foi exaltada acima dos coros dos anjos. A Virgem é mais venerável que os querubins, incomparavelmente mais gloriosa que os serafins. 

O título de Rainha do universo e de todas as criaturas, embora nunca tenha sido objeto de definição pelo magistério solene da Igreja, é proclamado pelo magistério ordinário, não só na pregação dos Padres da Igreja, mas também pela liturgia de todas as igrejas do Ocidente e do Oriente. 

Recordemos a 

Oração da Igreja Siro Maronita

«Ó excelente Filho, novo Adão, em quem estava a vida, fizeste-te homem e como homem morreste para dar a vida de novo através da tua ressurreição. Quiseste que a tua Mãe, a Virgem, fosse a segunda Eva, causa de salvação da humanidade. Tu mesmo, que não recusaste provar a morte por nós, também a fizeste provar à tua pura e imaculada Mãe; mas, tal como aconteceu contigo, o seu corpo não foi corrompido e a fizeste sentar como rainha dos anjos e dos homens». 

Oração da Igreja Siro maronita

«A mente se vê impotente para descrever o abismo de tua humildade e a inacessível dignidade a que foste elevada. O anjo veio saudá-la em nome do Altíssimo e, com toda a humildade, respondeste: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Pelo abismo da tua humildade e pela tua sublime dignidade, as gerações te proclamam bem-aventurada, o Todo-Poderoso te coroou como soberana do céu e da terra e rainha dos anjos e dos homens»

Oração da Igreja Siro oriental

«Diante das tuas maravilhas, ó sempre virgem, as nuvens do céu param em admiração; as estrelas do céu ficam maravilhadas e os anjos de fogo são tomados pelo êxtase. O Salvador do mundo agradou-se de ti: livrou-te da queda de Adão e fez fluir de ti uma torrente de graças, tornando-te rainha dos anjos. Os exércitos celestiais correram em legiões para a terra para oferecer louvores à sua Senhora desde o momento em que ele estava no ventre de sua mãe. Eles se colocaram respeitosamente a seu serviço, oferecendo-lhe devota reverência e cantando os seus louvores com admiração àquele que a escolheu como sua morada divina. Grande é o teu poder, ó Deus criador, tu que geraste uma esplêndida luz da nossa raça escrava e das gerações do Adão expulso».

Evidentemente estas orações baseiam-se na maternidade divina de Maria, mas também na sua maternidade espiritual para com os homens. Maria é rainha porque o seu Filho é rei: a realeza é compartilhada mas não menos real e legítima; e quando se trata de homens, e até mesmo dos anjos, a realeza é adquirida por meio de colaboração efetiva na obra da salvação.

Na Igreja latina devemos recordar a Imagem de Nossa Senhora da Clemência

Entre as raras imagens em madeira representando a Maria Rainha, merece destaque a chamada “Nossa Senhora da Clemência“, venerada na capela Altemps da Basílica de Santa Maria in Trastevere. Maria aparece vestida como Basilissa, sentada em um trono adornado com jóias, cercada por dois anjos que a guardam.  A personagem de baixo, à direita, aos pés da Virgem, com casula e pálio é o Papa João VII.

Maria é representada como Rainha dos anjos e dos santos. A pintura, da primeira década do século VIII apresenta o papa João VII (705-707). Segundo o Liber Pontificalis, ele, de origem oriental e grande devoto de Nossa Senhora, gostava de se ver retratado nas imagens que venerava. 

A figura da Nossa Senhora impressiona por sua grandiosidade harmoniosa. Sentada num trono sobre uma almofada alta de cor púrpura, forrada de estrelas, com a mão esquerda sustenta o Menino que está sentado ao seu colo enquanto com a direita segura uma cruz. Veste uma túnica vermelha, agora escurecida, que é apertada por um cinto acima da cintura, debruado nos pulsos com tranças de pérolas. Na cabeça ele usa uma coroa de pedras preciosas salpicadas de pérolas; colares de pedras caem sobre seus ombros; outras, depois de muitas voltas pelo pescoço, descem até o peito.

De cada lado da Mãe de Deus, dois anjos são representados: eles parecem estar ajoelhados em ato de adoração. Eles estão vestidos com uma túnica de cor esverdeada e um manto de cor ocre e têm o olhar fixo para a frente, para um ponto indeterminado. Uma de suas mãos se estende em um gesto que parece querer se afastar do trono, enquanto com a outra seguram varas apoiadas em seus ombros. Esses anjos podem ser identificados como os arcanjos São Miguel e São Gabriel.

Dada a antiguidade desta obra nos elementos: coroa, trono, anjos, podemos vislumbrar a iconografia da coroação de Maria como rainha dos céus e da terra, dos santos e dos anjos. A imensa produção artística trouxe até aos nossos dias obras que exprimem esta experiência da beleza de Maria. Neste sentido, vale a recordar aquilo que recentemente Pavel Evdokimov teólogo ortodoxo escreveu:

«Querendo criar uma imagem de beleza absoluta e manifestar claramente o poder de sua arte aos anjos e aos homens, Deus realmente fez Maria toda bela. Ele uniu nela as belezas parciais que atribuiu a outras criaturas e fez dela o ornamento comum de todos os seres visíveis e invisíveis; ou melhor, Deus fez dela um conjunto de todas as perfeições divinas, angélicas e humanas, uma beleza sublime que embeleza os dois mundos, que sobe da terra ao céu, aliás, que sobe acima do céu» (P. Evdokimov, L’art de l’icone. Théologie de la beauté).

Estas palavras recuperam a nossa origem, ou seja, o homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança. Mas o ato criativo não se deteve no primeiro casal, foi mais longe porque o nosso ser imagem do Filho significa que o Pai Eterno tinha em mente que quando chegasse a plenitude dos tempos, enviaria ao mundo o Verbo para se fazer homem e redimir a humanidade. 

Na realidade, o homem é a «figura daquele que havia de vir» (Rm 5,14). Cristo Jesus, que se realizou na Encarnação em Maria Imaculada. Por esta razão o Concílio Vaticano II diz: que a predestinação eterna do Verbo foi também a predestinação da Bem-Aventurada Virgem Maria para ser a Mãe de Deus». 

A natureza humana de Cristo e Maria é o ápice da obra da criação. Ainda que cronologicamente Cristo e Maria tenham aparecido no mundo muitos séculos depois da criação de todas as coisas, a Santíssima Trindade tinha em mente desde a eternidade esta obra-prima insuperável, comparada a qualquer outra obra criada por Deus: uma Mulher imaculada que foi Mãe do Filho, dando-lhe carne humana desde o seu ventre por obra do Espírito Santo

Nesta perspectiva, a Virgem Maria pode ser definida como a primogênita do Pai, porque nos seus decretos divinos a predestinou juntamente com o seu Filho Jesus Cristo, antes de todas as criaturas. Cristo e Maria foram pensados, queridos e amados pelo Pai Eterno, por sua Palavra e pelo Espírito Santo, antes que toda a criação e todas as coisas lhes fossem subordinadas.

Todo o universo material e espiritual foi criado intimamente unido ao homem, do qual Cristo e Maria são o ápice, e somente através do homem todas as coisas podem chegar ao fim para o qual foram criadas. A criação dos anjos por Deus estava ligada à sua decisão de unir-se ao homem através da Encarnação: isto é, de entrar no mundo da matéria, do espaço e do tempo. Portanto, a criação dos anjos foi orientada, desde o início, para a admirável síntese da criação, que é o homem, cujo maior representante é o Verbo de Deus, que se faz carne por meio de Maria e se fez homem.

A criação do homem – e em particular a natureza humana do Verbo – dá consistência e sentido a todo o universo, incluindo os anjos. É claro que, neste desígnio de Deus, a Virgem Maria, embora constituída, como toda criatura humana, de espírito e matéria (corpo e alma), eleva-se acima dos anjos, que são espíritos puros. 

No campo da demonologia Lúcifer, por sua natureza angélica – mais parecida com a de Deus enquanto espírito puríssimo – afirmava que lhe pertencia a preeminência sobre toda a criação. Quando na realidade, Deus a havia conferido à Virgem Maria. Esta atitude implicava, portanto, uma contestação decisiva tanto da Encarnação do Verbo de Deus – que assumiu a natureza humana, inferior à angelical – como da presença daquela Mulher, da qual, ao encarnar-se, nasceria o Filho de Deus no tempo. 

A Virgem de Nazaré colocada à sua direita, como Rainha dos homens e dos anjos, foi elevada não só acima das criaturas humanas, mas também das angélicas. A rejeição de Maria por Satanás é uma consequência lógica da rejeição da Encarnação.

Quando a Santíssima Trindade criou os anjos, já sabia que alguns deles usariam o dom da liberdade para rejeitar o seu desígnio de amor por toda a criação. Na omnisciência divina os anjos caídos se levantaram contra Deus, seu Criador, trabalhando para a destruição de sua criação boa introduzindo o mal, o sofrimento e a morte espiritual.

Por esta razão, podemos afirmar que desde o início da Criação, Deus estabeleceu que a Encarnação do Verbo seria também redentora, para salvar as criaturas humanas que lhe permanecessem fiéis. Ao criar a humanidade Deus pensou em seu Filho feito homem em Cristo Jesus, como Redentor, e em sua Mãe, cooperadora do Filho redentor.

Nesta visão cósmica da rainha dos anjos será importante olhar para a Igreja oriental quando explica a relação de Maria com as Criaturas. 

Na Mãe de Deus combinam-se a força e a humildade humana, a benevolência divina para com os mortais e a audácia dos mortais para com Deus. A Mãe de Deus está na linha que separa a criatura do Criador, e como este meio é absolutamente inatingível, a Mãe de Deus também é absolutamente inatingível. 

Ela é a altura inatingível para os pensamentos humanos, a profundidade insondável para os olhos angelicais, «mais alta que os céus», «mais honrosa que os querubins e sem comparação mais gloriosa que os serafins», «a rainha dos anjos». Dela é dito: Tu és Pura é mais honrada do que os serafins de muitos olhos. Sendo a portadora da pureza, a manifestação do Espírito Santo, o princípio da criatura espiritual, a fonte da Igreja, Maria mais do que angélica, ela deixa de ser uma entre muitas na Igreja e mesmo na Igreja dos santos, ela não é a primeira entre os iguais. Ela é especial, é o único centro da vida eclesial, é o coração de Jesus, é a Igreja.

Nicola Cabasilas, arcebispo de Thessaloniki no século XIV, um dos mais venerados hermenêuticos da Divina Liturgia, experimentou a misteriosa profundidade deste mistério revelado, e nos testemunha que:

«se alguém pudesse ver a Igreja de Cristo verdadeiramente unida a Cristo e participante de sua carne, ele não a veria senão como o corpo do Senhor; mas se ele olhasse para a puríssima e bendita Virgem Maria, ele a veria como o coração de Cristo. Ela é o centro da vida da criatura, o ponto de encontro da terra com o céu, a eleita, a Rainha celeste e ainda mais terrestre. À Rainha do céu e da terra, eleita pelo Rei eterno sobre todas as criaturas, nos dirigimos com fé e ternura levando digna veneração com gratidão».

Neste nosso percurso vemos como o poder da Mãe de Deus sobre o cosmo faz parte das raízes mais profundas da Criação. A Rainha dos anjos tem um poder cósmico, ela é:

  • a santificação de todos os elementos terrestres e celestiais;
  • a Rainha de tudo
  • a Senhora do mundo. 

Por isso, todos os fiéis podem exclamar: «Não tenho consolo fora de ti, Senhora do mundo, esperança e intercessão dos fiéis».

Chiara Lubich (m. 2008) fundadora dos Focolares também nos deixou algumas palavras sobre a Rainha dos Anjos em uma perspectiva muito contemporânea:

«Quantas vezes na história os povos se refugiaram perto de fortalezas, basílicas e santuários marianos, como se buscassem proteção sob o manto da Mãe quando os povos irmãos lutaram contra eles. Todos os povos cristãos já a proclamaram sua Rainha, deles e de seus filhos. Mas falta uma coisa, e isso não pode ser feito por Maria, devemos ajudá-la: falta a nossa colaboração para que os povos católicos, como tantos irmãos unidos, vão até ela para reconhecê-la juntos como Mãe e Rainha. 

Podemos coroá-la como tal se, com a nossa conversão, com as nossas orações, com a nossa ação, tirarmos o véu que ainda cobre a sua coroa, coroa que também lhe foi dada pelo Papa quando, há algum tempo, a proclamou Rainha do mundo e do universo. Aquele pedaço do mundo que está em nossas mãos devemos colocar a seus pés.

Se hoje as fronteiras foram quase eliminadas por leis não cristãs até mesmo entre povos muito cristãos, talvez Deus o tenha permitido para que a caminhada de Maria no mundo que está por vir seja menos atrapalhada e tudo pareça um estrato de seus pés (Mt 5,35), aos pés da maior Rainha que o céu e a terra conhecem: Rainha dos homens, Rainha dos santos, Rainha dos anjos, porque quando esteve na terra soube sacrificar-se totalmente, como serva do Senhor, e assim ensinar a seus filhos o caminho da unidade, do abraço universal dos homens, para que assim na terra seja como no céu».

No fundo o que é revelado sobre Maria se manifesta por amor ao Filho, para ilustrar a natureza da Mãe e também o seguimento d’Ele. E cada vez que a luz incide sobre ela, ela aparece como a serva, a colaboradora. É até como rainha, pois quem é coroada recebe honras e deveres reais. Maria é exaltada como pequena e humilde. 

Ela é chamada rainha dos anjos porque, com seu Filho, ascendeu abaixo deles a serviço da humanidade e sofrendo por ela. 

Ela é chamada rainha dos apóstolos, porque se comprometeu com a obra de seu Filho, com a Igreja, de forma mais profunda e radical do que eles. Os apóstolos e seus sucessores têm, como homens, apenas um ministério na Igreja, mas Maria, como mulher, representa toda a Igreja diante de seu Senhor e Esposo. 

É rainha de todos os santos, porque a sua «pequena via», o seu caminho de fé simples mas radical, torna-se a unidade de medida para a avaliação de todos os caminhos de santidade muito grandes e pequenos, de todos os místicos e mártires, de todos os carismáticos e missionários, de todos os cristãos de todas as ordens e do mundo inteiro.

Ocorre recordar aqui algumas palavras que ficaram perdidas no tempo sobre a Rainha dos Anjos. Começamos por Gertrudes da Polônia (m. 1108):

«Todo-poderosa e orante no céu, nobilíssima Rainha dos anjos, tu és digna de ser louvada por todos, porque tu foste elevada entre muitas honras, não apenas acima das mulheres, mas também acima de todos os anjos. Mas, embora sejas engrandecida pelos louvores dos anjos juntamente com os dos homens, não desprezes a pobre devoção que ponho em teu louvor, pois, além da veneração comum que toda criatura te deve de teu Filho, quero exprimir uma singular submissão à vossa santidade e uma acção de agradecimento pela singular misericórdia com que sempre me consolastes indignos. E, no entanto, que louvor condizente com a sua dignidade, que homenagem, que ação de graças posso dar a vós que em dignidade superais os louvores dos anjos? Mas mesmo que eu não possa fazê-lo dignamente, agradeço-vos pelo menos com devoção, porque mesmo quando eu estava suja, poluída e manchada por muitos vícios, Vós tão misericordiosamente, tão gentilmente, vos dignaste a estar perto de mim, quando eu clamei a Vós em todas as minhas necessidades e angústias, de modo que não só o que eu desejava não parecia contrário à tua vontade divina, mas também frequentemente impetraste para mim de teu Filho uma consolação tal que eu nem poderia imaginar ou presumir desejar. E quem pode se desesperar de sua misericórdia e desconfiar de sua bondade, se vós vos dignaste mostrar tal doçura de misericórdia à mais indigna de todos os cristãos?»

Nesta passagem de Gertrude podemos ver como a Rainha dos anjos é tida como potência suplicante dada a sua superioridade em relação a toda a criação. Deslocando-nos da Polônia para a Inglaterra, relembramos o contributo do historiador Guilherme de Malmesbury (m. 1143)

«Ó Maria, templo do Espírito Santo, oferece-me um abrigo sombreado contra o calor do vício.
Maria, Virgem perpétua, purificai-me da mancha e da corrupção dos pecados. 
Maria, Mãe de misericórdia, tira-me do lodo da feiúra e do pântano da miséria (cf. Sl 39,3).
Maria, Estrela do Mar, guia-me e conduz-me ao porto da salvação. 
Maria, Mãe de Deus, torna fecunda a mente do teu servo, para que seja fecunda na virtude. 
Maria, escada de Deus, ajuda-me a subir de virtude em virtude, para que, progredindo pouco a pouco no bem, mereças alcançar o cume supremo da perfeição.
Maria, porteira ou melhor, porta do céu, conduzi-me às alegrias do céu. 
Maria, rainha dos anjos, concede que pelo menos eu possa me esconder no canto mais distante do reino dos céus, para que eu possa ver o Deus dos deuses em Sião».

Nestas poéticas palavras os verbos: abrigar, purificar, conservar, guiar, ajudar, conduzir e por fim esconder, percorrem a fragilidade humana que encontra força na Rainha dos Anjos como o último reduto da esperança de um auxílio aos filhos da Igreja. Devemos notar, como a frase «para que eu possa ver o Deus dos deuses em Sião» (Ap 19,16) resulta de uma sujeição à maternidade eclesial de Maria como acesso à bem aventurança eterna. O Deus encarnado no fiat pleno de Maria que se expande eucaristicamente como corpo até à eternidade.

Da Grã-Bretanha descemos até à França para nos encontramos com o Teólogo e diplomata Pedro de Blois (m. 1204) o qual apologeticamente nos deixou eloquentes palavras sobre a Rainha dos Anjos:

«Ninguém, meus irmãos, se aborrece se eu chamar de Maria Rainha e Senhora dos Anjos. É uma glória para os anjos ter como Senhora aquela que o Senhor dos anjos escolheu como Mãe. Ela deu à luz o Filho e herdeiro de Deus de maneira tão gloriosa e inefável, a ponto de herdar um nome muito mais diferente e glorioso do que os outros. É uma coisa grande e gloriosa para um anjo ser feito ministro de Deus; mas, sem dúvida, é uma coisa ainda maior e mais gloriosa para Maria ter se tornado a Mãe de Deus.

Com efeito, o Apóstolo diz: «os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, quão grandes são as coisas que ele preparou para aqueles que o amam» (1 Cor 2,9). Se Deus prepara coisas tão preciosas para aqueles que o amam, pense em quão grandes são as que ele prepara para Aquela que o gerou! A qual pelo anjo lhe foi dito: «O Espírito Santo virá sobre ti» (Lucas 1,35).

Vou mostrar-vos uma prerrogativa ainda mais notável. Venha, minha amada, e eu a colocarei no meu trono. A que anjo foi dita uma palavra tão venerável, amável e familiar: “Vem, minha amada, vem” (Ct 2,10)? 

O convite é estendido à morada suprema da glória. «pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos» (Mt 22,14). Ela é chamada e escolhida, não apenas escolhida, mas predestinada. Deus a escolheu e predestinou. «ó Senhor, bem-aventurada aquela a quem escolheste, porque habitará nos teus átrios» (Sal 64,5). 

Se prestarmos atenção às palavras do Senhor, ele habitará nela e nela estabelecerá o seu trono, porque a escolheu como sua morada. Este será meu lugar de repouso para todo o sempre. Vou viver aqui porque fui eu que o escolhi’» (Sal 131,13-14).

A noção de Maria como morada de Deus acrescenta à súplica da misericórdia uma condição de estabilidade desde a criação do mundo e para a eternidade que orientam a criação a uma visão da realeza da Mãe de Jesus de forma ativa. Sem acrescentar nisso problemas que podem advir de uma subordinação à realeza de Cristo, em sentido contrário, o fazer-se da vontade do Pai em Maria a coloca como a Rainha pois a sua ação é aquela da soberania com os deveres reais que consiste no cuidado para com cada um dos seus súbditos, anjos e homens.   

Aqui concluímos com a Assunção sinônima da ressurreição da carne, da coroação de Maria como Rainha dos céus e da Terra e como Domina angelorum com algumas palavras de Bento XVI:

«Maria é assunta em corpo e alma na glória do céu e com Deus e em Deus é rainha do céu e da terra está tão longe de nós? O oposto é verdadeiro. Precisamente porque está com Deus e em Deus, está muito próxima de cada um de nós. Quando ela estava na terra, ela só podia estar perto de algumas pessoas. Estando em Deus, que está perto de nós, ou seja, que está “dentro” de todos nós, Maria participa desta proximidade de Deus. Estando em Deus e com Deus, ela está perto de cada um de nós, ela conhece os nossos corações, a nossa oração, pode ajudar-nos com a sua bondade materna e é-nos dada – como disse o Senhor – precisamente como uma “mãe”, a quem podemos recorrer a qualquer momento. Ela sempre nos escuta, está sempre perto de nós e, sendo Mãe do Filho, participa do poder do Filho, de sua bondade. Podemos sempre confiar toda a nossa vida a esta Mãe, que não está longe de nenhum de nós», (Homilia da Assunção 2008).

Related Articles

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?